TecFoco / Notícias / iPhone 17e deve chegar em maio de 2026 com foco no custo-benefício

iPhone 17e deve chegar em maio de 2026 com foco no custo-benefício

Imagem de: iPhone 17e deve chegar em maio de 2026 com foco no custo-benefício

A Apple já está nos preparativos para lançar um novo modelo mais acessível da sua linha de smartphones, o iPhone 17e, que pode começar a ser produzido em fase de testes muito em breve.

A previsão é que ele chegue ao mercado no final de maio de 2026, segundo informações de uma fonte ligada à cadeia de produção da empresa na China, publicada na rede social Weibo.

Esse novo modelo, considerado como o "irmão mais barato" dos iPhones top de linha, segue os passos do iPhone 16e, que teve boa aceitação entre o público que busca desempenho sem precisar desembolsar uma fortuna.

A Apple tem percebido que existe uma grande parcela de consumidores que quer um aparelho da marca, mas que não tem como pagar mais de R$ 7.000 por isso. E é aí que entra essa nova estratégia.

O sucesso do iPhone 16e animou a Apple a seguir com essa ideia de forma contínua, transformando o modelo "e" em uma linha lançada todo ano.

O 16e, por exemplo, trouxe um design inspirado no iPhone 14, mas com tela OLED de 6,1 polegadas, Face ID, chip A18 e entrada USB-C — tudo isso em um aparelho mais acessível.

Agora, com o 17e no radar, a marca quer consolidar essa proposta de oferecer um iPhone com preço mais em conta, sem perder as características que tornam os dispositivos Apple desejados.

Apple quer recuperar espaço na China e encarar a concorrência direta

Nos bastidores, o que se comenta é que a Apple está preocupada com o desempenho das vendas, principalmente na China. A participação da marca no mercado chinês caiu 9%, e já são sete trimestres seguidos de queda.

Enquanto isso, marcas locais como Xiaomi, Huawei, Oppo e Vivo estão dominando o topo da lista de vendas. E é exatamente esse cenário que a Apple quer virar.

O iPhone 17e está sendo preparado como uma resposta direta aos celulares intermediários dessas marcas, que oferecem bons recursos por preços mais baixos.

Além disso, nos Estados Unidos e outros países, a disputa deve ser com modelos como o Google Pixel 9a e os aparelhos da linha Galaxy A da Samsung.

Novo código interno revela planos para o iPhone 17e

De acordo com a publicação do leaker Fixed Focus Digital, um novo código interno da Apple apareceu, reforçando a ideia de que o iPhone 17e está mesmo a caminho.

Essa mesma fonte foi a primeira a usar o nome "iPhone 16e", enquanto boa parte do mercado ainda achava que a empresa seguiria com a nomenclatura "SE".

Essa troca de nome pode parecer um detalhe pequeno, mas indica uma mudança importante, o modelo "e" deixa de ser algo lançado a cada três anos e passa a fazer parte de um ciclo anual, assim como os iPhones principais.

Ainda é cedo para cravar todos os detalhes do novo modelo, mas tudo indica que ele seguirá a fórmula do 16e, focando em entregar um bom conjunto de recursos por um preço mais competitivo.

A Apple ainda não confirmou o design ou as especificações, mas, se repetir a estratégia, é provável que o 17e venha com tecnologias já testadas em modelos anteriores, mantendo um desempenho sólido e uma experiência fluida no dia a dia.

Esse tipo de lançamento não atrai apenas fãs da marca que querem economizar, mas também conquista quem nunca teve um iPhone e quer dar o primeiro passo no ecossistema da Apple — usando iCloud, AirDrop, Apple Music, entre outros.