iPhone 17 não terá 5G mmWave no Brasil e em outros países

Imagem de: iPhone 17 não terá 5G mmWave no Brasil e em outros países

A Apple apresentou recentemente a nova linha do iPhone 17, trazendo melhorias interessantes, mas um detalhe segue gerando discussão.

A tecnologia 5G mmWave continua restrita aos modelos vendidos nos Estados Unidos, enquanto usuários de outros países terão que se contentar apenas com o 5G sub-6GHz.

Desde o lançamento do iPhone 12, a Apple mantém o mmWave como um recurso exclusivo para o mercado norte-americano. Agora, com o iPhone 17 e iPhone 17 Pro, nada mudou nesse aspecto.

Quem comprar o aparelho em regiões como Europa, Ásia ou América Latina continuará usando apenas o 5G sub-6GHz, que é mais lento se comparado ao mmWave.

Países como Austrália, China, Coreia do Sul e Japão já começaram a investir em mmWave, mas, mesmo assim, a Apple ainda não liberou o recurso nesses locais. Segundo a própria Apple, os motivos são custos e infraestrutura.

Incluir o hardware necessário para mmWave encarece a produção dos aparelhos, e muitas redes pelo mundo ainda não têm estrutura suficiente para oferecer esse tipo de 5G em larga escala.

O mmWave realmente brilha em ambientes superlotados, como estádios, aeroportos e shows, onde é possível alcançar velocidades impressionantes de conexão.

Por outro lado, essa tecnologia tem alcance curto e dificuldade em atravessar paredes e obstáculos. Isso a torna pouco prática em áreas suburbanas ou rurais.

Ou seja, fora dos EUA, onde a cobertura ainda é pequena, não faz muito sentido para a Apple investir nesse recurso agora.

Outro ponto importante é que a empresa até retrocedeu em alguns dispositivos. O novo iPad Pro com chip M4, por exemplo, não conta mais com suporte ao mmWave — apenas ao 5G sub-6GHz.

O mesmo vale para o recém-lançado iPhone Air, equipado com o modem C1X desenvolvido pela própria Apple, mas sem compatibilidade com mmWave.

Enquanto as operadoras de outros países não expandirem a rede mmWave, a Apple deve manter a exclusividade para o mercado norte-americano. Isso significa que, por enquanto, só nos Estados Unidos os usuários do iPhone 17 vão ter a tecnologia mmWave 5G.

No restante do mundo, o iPhone 17 continua oferecendo uma boa experiência com o 5G sub-6GHz, mas sem alcançar as mesmas taxas de download que os americanos terão.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.