A Apple apresentou recentemente a nova linha do iPhone 17, trazendo melhorias interessantes, mas um detalhe segue gerando discussão.
A tecnologia 5G mmWave continua restrita aos modelos vendidos nos Estados Unidos, enquanto usuários de outros países terão que se contentar apenas com o 5G sub-6GHz.
Desde o lançamento do iPhone 12, a Apple mantém o mmWave como um recurso exclusivo para o mercado norte-americano. Agora, com o iPhone 17 e iPhone 17 Pro, nada mudou nesse aspecto.
Quem comprar o aparelho em regiões como Europa, Ásia ou América Latina continuará usando apenas o 5G sub-6GHz, que é mais lento se comparado ao mmWave.
Países como Austrália, China, Coreia do Sul e Japão já começaram a investir em mmWave, mas, mesmo assim, a Apple ainda não liberou o recurso nesses locais. Segundo a própria Apple, os motivos são custos e infraestrutura.
Incluir o hardware necessário para mmWave encarece a produção dos aparelhos, e muitas redes pelo mundo ainda não têm estrutura suficiente para oferecer esse tipo de 5G em larga escala.
O mmWave realmente brilha em ambientes superlotados, como estádios, aeroportos e shows, onde é possível alcançar velocidades impressionantes de conexão.
Por outro lado, essa tecnologia tem alcance curto e dificuldade em atravessar paredes e obstáculos. Isso a torna pouco prática em áreas suburbanas ou rurais.
Ou seja, fora dos EUA, onde a cobertura ainda é pequena, não faz muito sentido para a Apple investir nesse recurso agora.
Outro ponto importante é que a empresa até retrocedeu em alguns dispositivos. O novo iPad Pro com chip M4, por exemplo, não conta mais com suporte ao mmWave — apenas ao 5G sub-6GHz.
O mesmo vale para o recém-lançado iPhone Air, equipado com o modem C1X desenvolvido pela própria Apple, mas sem compatibilidade com mmWave.
Enquanto as operadoras de outros países não expandirem a rede mmWave, a Apple deve manter a exclusividade para o mercado norte-americano. Isso significa que, por enquanto, só nos Estados Unidos os usuários do iPhone 17 vão ter a tecnologia mmWave 5G.
No restante do mundo, o iPhone 17 continua oferecendo uma boa experiência com o 5G sub-6GHz, mas sem alcançar as mesmas taxas de download que os americanos terão.