Instagram reduzirá o alcance de quem repostar conteúdo copiado

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O Instagram anunciou novas mudanças em sua plataforma que afetará os criadores de conteúdo que gostam de repostar vídeos do TikTok no Reels ou conteúdo copiado.

De acordo com o chefe do Instagram, Adam Mosseri, essas mudanças tem como objetivo "garantir que o crédito seja para aqueles que merecem", sugerindo que a plataforma tomará medidas para reduzir o conteúdo duplicado.

Em um vídeo explicando os novos recursos, Mosseri, disse que "se você cria algo do zero, você deve receber mais crédito do que se estivesse compartilhando novamente algo que encontrou de outra pessoa."

Em uma outra fala, Mosseri, disse que vai "tentar fazer mais para tentar valorizar mais o conteúdo original, principalmente em comparação com o conteúdo republicado."

Valorizar o conteúdo original é o que toda plataforma de mídia social tem feito nos últimos anos, mas Mosseri disse que o Instagram será mais rígido em relação a isso.

A Meta já havia deixado claro que o Facebook e o Instagram se tornariam plataformas focadas no criador e deixariam de ser só uma rede social com ferramentas para as pessoas se conectarem com seus amigos.

Isso fez com que a empresa investisse em novas ferramentas e muitas outras coisas para atrair os criadores do TikTok e YouTube para o Instagram e Facebook.

O maior esforço da Meta para seduzir os TikTokers e YouTubers e transformá-los em Instagrammers e Facebookers, foi a criação do Reels que compartilha vídeos curtos de maneira cruzada entre Facebook e Instagram.

De acordo com o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, este novo formato de conteúdo registrou um forte crescimento, mas quem usa o Reels pode perceber que a plataforma se transformou praticamente em um clone do TikTok.

A maior parte do conteúdo compartilhado no Reels tem sido geralmente recém-repostado no TikTok ou possui o logotipo de plataformas rivais, basicamente quase tudo é de outro lugar.

Isso fez com que o Instagram buscasse uma nova maneira de fazer com que os seus usuários parassem de repostar vídeos de outras plataformas.

Segundo Mosseri, o Instagram planeja implementar um "Ranking de originalidade" que dará maior alcance aos criadores de conteúdo original.

No entanto, como o Instagram determinará o que conta como original, Mosseri disse que será uma tarefa difícil e que irá melhorar o algoritmo com o tempo.

Páginas de memes podem perder o alcance com novas regras do Instagram e Facebook

Esta mudança pode ser um grande problema para contas com perfis que são fontes extremamente populares de memes e tendências que muitas vezes são acusadas de roubar conteúdo e crédito dos criadores.

"À medida que nos inclinamos mais para as recomendações, está se tornando cada vez mais importante não supervalorizarmos os agregadores", twittou Mosseri

"Pois isso seria ruim para os criadores e, portanto, ruim para o Instagram a longo prazo", acrescentou.

A pressão por conteúdo original nas plataformas sociais da Meta tem se tornado um grade dilema para quem possui perfis focado no compartilhamento de conteúdo.

No entanto, temos que considerar que os vídeos mais populares encontrados no Facebook e Instagram geralmente são plagiados.

Segundo o The Verge, as plataformas de mídia social da Meta têm as maiores audiências, mas é no TikTok, YouTube e Twitter que novos memes e tendências são criados.

Para mudar isso, a Meta terá que começar usando o seu botão mais poderoso, aquele que decide o que bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo veem todos os dias.

No entanto, um ponto a ser considerado e que seria uma solução alternativa para este problema, seria o Instagram pagar mais aos criadores de conteúdo.

A monetização de conteúdo é o principal atrativo de plataformas como TikTok e YouTube. Mas, considerando que a Meta estar cortando os pagamentos do Reels, isso pode não acontecer tão cedo.

Via: The Verge