As gigantes da tecnologia Google, Meta e Apple estão sob investigação da Comissão Europeia. A União Europeia (UE) abriu cinco investigações para verificar se essas empresas estão violando a Lei de Mercados Digitais (DMA).
A DMA foi implementada em 6 de março e as grandes empresas de tecnologia tiveram anos para se adaptar. A investigação está focada em várias áreas.
Primeiro, a Comissão está examinando se o Google e a Apple estão permitindo que os desenvolvedores de aplicativos direcionem os usuários para ofertas fora de suas lojas de aplicativos.
Isso é importante porque as lojas de aplicativos são uma fonte significativa de receita para essas empresas e também uma maneira de controlar o ecossistema de aplicativos.
Além disso, a Comissão está investigando se o Google está favorecendo seus próprios serviços, como o Google Shopping, em seus resultados de busca.
Isso é relevante porque o Google é o motor de busca mais popular do mundo e, se estiver favorecendo seus próprios serviços, isso poderia ser considerado uma prática anticompetitiva.
A Apple também está sendo investigada em relação à tela de escolha do navegador em seu sistema operacional iOS usado nos iPhones.
Isso é importante porque a Apple tem uma grande participação no mercado de smartphones e tablets, e a escolha do navegador pode ter um impacto significativo na experiência do usuário e na concorrência no mercado de navegadores.
A Meta, por outro lado, está sob investigação por seu "modelo de pagamento ou consentimento" para direcionamento de anúncios.
Isso é relevante porque a Meta é uma das maiores empresas de publicidade do mundo e a forma como lida com o direcionamento de anúncios pode ter um impacto significativo na privacidade dos usuários e na concorrência no mercado de publicidade online.
Além disso, a Amazon também está sendo investigada para determinar se está favorecendo seus próprios produtos em sua loja.
Isso é relevante porque a Amazon é a maior varejista online do mundo e, se estiver favorecendo seus próprios produtos, isso poderia ser considerado uma prática anticompetitiva.
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Se as empresas forem consideradas culpadas, elas podem enfrentar multas pesadas de até 10% de seu faturamento anual global. A Comissão Europeia espera concluir essas investigações nos próximos 12 meses.