Após enfrentar atrasos significativos, o Google finalmente lançou a atualização da rede Encontre Meu Dispositivo. Essa atualização foi anunciada em 2023, mas não foi lançada devido à falta de prontidão da Apple.
Recentemente, começamos a ver mudanças no iOS e no Android que nos deram a sensação de que a rede poderia ser lançada muito mais cedo do que o esperado.
A atualização já está disponível para todos os dispositivos suportados em todo o mundo. Com a nova rede Encontre Meu Dispositivo, os usuários do Android poderão localizar seus dispositivos próximos mesmo se os dispositivos estiverem offline.
Você precisará de um dispositivo rodando Android 9.0 ou posterior para que esta rede funcione, e desde que os dispositivos sejam compatíveis, encontrar dispositivos será muito fácil para todos.
A rede Encontre Meu Dispositivo do Android é semelhante à da Apple, mas existem muitos mais dispositivos Android por aí do que iPhones, e, portanto, a rede fornecerá mais potência do que as alternativas da Apple.
Como encontrar um telefone desligado com essa rede?
A rede Encontre Meu Dispositivo depende do crowdsourcing de localização através da proximidade Bluetooth quando os dispositivos Android participam da rede.
Ao fazer isso, eles poderão ter acesso aos dados de localização criptografados de itens perdidos próximos, incluindo outros dispositivos Android que também estão na rede.
Todos os rastreadores que suportam esta rede também receberão este recurso. Todos os dispositivos trabalharão para garantir que a localização do dispositivo seja encontrada corretamente.
Agora, você precisa entender que dispositivos como o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro podem ser encontrados mesmo quando estão desligados ou se a bateria estiver descarregada, então você não precisa se preocupar com nada. Este recurso deve estar disponível em outros dispositivos Pixel no futuro, pois usa hardware especializado.
Preocupações de segurança dos dados
Usar esta rede Encontre Meu Dispositivo pode assustar as pessoas, mas é preciso entender que existem várias medidas em vigor para proteger os dados para que eles não possam ser usados por partes com intenções prejudiciais.
Por exemplo, todos os dispositivos que estão participando desta rede terão sua localização criptografada usando uma chave que só pode ser acessada pelo proprietário da tag Bluetooth, junto com qualquer pessoa com quem o acesso tenha sido compartilhado.
Apenas o proprietário da tag poderá descriptografar a localização da tag. A localização não estará disponível via Google ou dispositivos Android, garantindo que nunca possa ser mal utilizada.
Além disso, em relação à rede Encontre Meu Dispositivo, o Google também falou sobre como não será capaz de identificar os proprietários dos dispositivos Android próximos que fornecem seus dados de localização, então, o usuário não terá sua localização compartilhada com terceiros.