Elon Musk está usando seus tweets da rede social X (antigo Twitter) para treinar um dos chatbots de IA mais ousados do mercado, o Grok.
Isso porque o X ativou recentemente uma configuração que, por padrão, utiliza postagens, interações e entradas dos usuários como dados de treinamento para essa inteligência artificial (IA).
Para quem não sabe, o Grok é o chatbot de IA desenvolvido pelo X e anunciado pelo próprio Elon Musk. Diferente de outras IAs, o Grok se diferencia pelo seu tom sarcástico e um toque de humor.
Disponível inicialmente para um grupo seleto de pessoas que usam o X, ele agora pode ser acessado por todos os usuários através de uma assinatura premium.
O Grok oferece dois modos de interação: um Modo Normal, que funciona enviando respostas diretas e objetivas; e um Modo Divertido, que adiciona uma dose de sarcasmo e humor às respostas.
Musk revelou que tem como principal objetivo fazer com que essa IA seja conhecida como a mais engraçada do mercado. Não me pergunte o porquê.
No ano passado, durante uma conversa no Spaces, Musk comentou que quer que o Grok seja capaz de fornecer respostas divertidas e até "assados" vulgares quando solicitado.
Como desativar o uso dos seus dados
Se você não quer que suas postagens sejam utilizadas para esse fim, é fácil desativar essa configuração. Basta seguir os seguintes passos:
- No menu do X, clique na opção "Mais". Ou acesse o link direto para as "Configurações do Grok" no navegador web;
- Acesse "Configurações e privacidade".
- Vá para a aba "Privacidade e Segurança".
- Desmarque a caixa ao lado de Grok.
Essa prática de utilizar dados dos usuários para treinar IA levanta questões legais, sobretudo em relação às leis de privacidade da União Europeia (UE).
Segundo especialistas, é "muito provável" que essa prática viole a legislação da UE. Portanto, é importante que os usuários estejam cientes dessa configuração e saibam como desativá-la, se desejarem.
X não é a única rede social a usar dados de usuários
O X não é a única rede social que está utilizando dados de usuários para treinar IA, a Meta notificou usuários da UE e do Reino Unido no mês passado sobre mudanças na política de uso de conteúdo de suas plataformas.
Essas mudanças abriria o caminho para a Meta usar conteúdo público no Facebook e Instagram para treinar sua IA. No entanto, a empresa acabou sendo barrada pela Comissão Europeia e pausou seus planos.
A utilização dos dados dos usuários para treinamento de IA é uma questão sensível. Se você valoriza sua privacidade, ajuste suas configurações no X conforme descrito anteriormente.