Se você é um leitor frequente de notícias online, já deve ter se deparado com uma barreira que impede o acesso ao conteúdo completo de alguns sites: o Paywall.
Essa é uma estratégia adotada por muitos veículos de comunicação para cobrar pelo acesso a conteúdos exclusivos ou limitar a quantidade de artigos que um usuário pode ler gratuitamente por mês.
Um dos serviços mais conhecidos para driblar essas restrições é o Outline.com, que permite acessar sites com Paywall de forma gratuita.
No entanto, o Outline.com tem suas limitações, como restrições de acesso em alguns países e dificuldades para acessar alguns tipos de conteúdo, como vídeos.
Felizmente, existem algumas alternativas ao Outline.com que podem ser igualmente eficazes na hora de acessar sites Paywall como Estadão, Folha e outros. Neste texto, vamos apresentar algumas das melhores opções disponíveis.
1. Google Cache
Uma das alternativas mais simples e eficazes ao Outline é o Google Cache. Esse recurso permite visualizar uma versão em cache da página, ou seja, uma versão armazenada pelo Google.
Para acessar o Google Cache de uma página, basta pesquisar o nome da página no Google e clicar nos três pontos ao lado do link e acessar a opção "em cache" que aparece na caixa.
Essa opção não permita visualizar todo o conteúdo de uma página, mas pode ser útil para acessar artigos específicos ou trechos importantes de uma reportagem.
2. Archive.is
O Archive.is é um serviço de arquivamento de páginas da web que pode ser útil para acessar sites com conteúdos bloqueados por Paywall.
Ao inserir o endereço da página no Archive.is, é possível criar uma versão arquivada da página que pode ser acessada gratuitamente.
O Archive.is também pode ser útil para preservar conteúdos que podem ser removidos da web posteriormente, como notícias importantes ou postagens em redes sociais.
3. Bypass Paywalls
O Bypass Paywalls é uma extensão para navegadores como Chrome e Firefox que permite acessar conteúdos bloqueados por Paywall.
Ao instalar a extensão, é possível acessar automaticamente o conteúdo completo de diversos veículos de comunicação, incluindo O Globo, Estadão, Folha de São Paulo e outros.
A extensão funciona por meio de uma série de truques e artifícios que permitem contornar as barreiras impostas pelos Paywalls. Veja como instalar o Bypass Paywalls em seu navegador a seguir:
Instalar extensão Bypass Paywalls no Google Chrome / Microsoft Edge
- Baixe a extensão Bypass Paywalls do GitHub.
- Descompacte o arquivo e você deve ter uma pasta chamada "bypass-paywalls-chrome-master".
- No Chrome / Edge, vá para a página de extensões "chrome://extensions" ou "edge://extensions".
- Ative o "Modo do desenvolvedor" no canto superior direito.
- Arraste a pasta "bypass-paywalls-chrome-master" para qualquer lugar da página para importá-la.
Instalar extensão Bypass Paywalls no Mozilla Firefox
- Baixe a versão mais recente do Bypass Paywalls para o Firefox.
- Acesse a página de extensões do Firefox "about:addons";
- Arraste o arquivo "bypass-paywalls-firefox.xpi" para qualquer lugar da página.
É importante que você não exclua a pasta e o arquivo de instalação da extensão posteriormente para que ela não seja desinstalada.
4. Inoreader (Pago)
O Inoreader é um leitor de RSS que permite acompanhar conteúdos de diversos veículos de comunicação em um só lugar em dispositivos móveis ou computador.
Ao adicionar as fontes desejadas ao Inoreader, é possível acessar os artigos completos sem precisar pagar pela assinatura de cada veículo.
O Inoreader é uma opção interessante para quem acompanha diversos sites de notícias e quer ter acesso a todos os conteúdos de forma fácil e organizada.
Além disso, o serviço oferece recursos como a possibilidade de criar alertas para palavras-chave específicas e filtrar conteúdos por categoria.
4. Readly (Pago)
O Readly é um serviço de assinatura que oferece acesso a mais de 5 mil revistas e jornais de todo o mundo por um preço fixo mensal.
Entre as publicações disponíveis estão alguns dos veículos mais renomados do mundo, como The Guardian, The Times e The New York Times.
Embora seja uma opção paga, o Readly pode ser uma alternativa interessante para quem quer ter acesso a uma grande variedade de conteúdos de diferentes veículos de comunicação sem precisar pagar pelas assinaturas de cada um separadamente.
5. PressReader (Pago)
O PressReader é outro serviço de assinatura que oferece acesso a mais de 7 mil jornais e revistas de todo o mundo, incluindo canais de notícias do Brasil.
Entre as publicações disponíveis estão alguns dos veículos mais renomados do Brasil e do mundo, como Estadão, Folha, O Globo, The New York Times e The Guardian.
Além disso, o PressReader oferece recursos como a possibilidade de baixar conteúdos para leitura offline e a opção de traduzir automaticamente artigos em outros idiomas para o português.
Para você
O Outline.com é uma opção popular para acessar sites Paywall, mas existem diversas alternativas igualmente eficazes que podem ser úteis para contornar as restrições impostas pelos veículos de comunicação.
Cada uma das opções apresentadas neste texto tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha da melhor alternativa depende das necessidades e preferências de cada usuário.