AMD lança AFMF 2 com IA e suporte para GPUs RX 6000 e RX 7000

Imagem de: AMD lança AFMF 2 com IA e suporte para GPUs RX 6000 e RX 7000

A AMD lançou sua nova tecnologia Fluid Motion Frames 2, trazendo grandes melhorias na qualidade de imagem e na geração de quadros para GPUs RDNA 2 e RDNA 3.

O Fluid Motion Frames 2 (AFMF 2) da AMD chega com avanços impressionantes, incluindo otimizações de IA, desempenho aprimorado e geração de quadros com baixa latência.

O AFMF 2 utiliza inteligência artificial (IA) para melhorar a geração de quadros, resultando em uma jogabilidade mais suave.

O algoritmo atualizado garante que mesmo em cenas de alta movimentação, a qualidade de imagem interpolada seja mantida.

Existem dois modos disponíveis: o modo High, ideal para resoluções de 1440p ou superiores, e o modo Standard, perfeito para 1080p.

O novo modo "Desempenho" reduz a sobrecarga do AFMF 2, permitindo taxas de quadros mais altas em uma gama maior de dispositivos, incluindo placas de vídeo integradas.

Essa configuração é agora o padrão "Auto" em processadores AMD Ryzen com gráficos Radeon. O AFMF 2 oferece melhorias na redução da latência da geração de quadros, independente do modo de configuração, resolução ou hardware utilizado.

Isso garante uma jogabilidade mais suave e responsiva. Outras atualizações e melhorias incluem suporte para o modo de tela cheia sem bordas em GPUs AMD Radeon RX 7000 e Radeon série 700M.

Além disso, o software agora é compatível com jogos que utilizam Vulkan e OpenGL, aumentando o número de títulos que podem usar o AFMF 2.

Também há a interoperabilidade com Radeon Chill, que permite a definição de um limite de FPS controlado pelo driver, evitando tearing e melhorando a qualidade da imagem.

Em testes, como no jogo Cyberpunk 2077 com uma Radeon RX 7900 XTX, o AFMF 2 reduziu a latência em 28%. Já com uma iGPU Radeon 780M em uma APU Ryzen 7 8700G, a redução foi de 12% em jogos FPS rápidos como Counter Strike 2.

No que diz respeito à compatibilidade de hardware, as placas de vídeo AMD Radeon RX séries 6000 e 7000 suportam resoluções de 1440p e 4K no modo High, e 1080p no modo Standard.

Os processadores AMD Ryzen série 7000 com gráficos Radeon são compatíveis com resoluções de 1440p e 4K no modo High e Desempenho para 1080p. Alguns problemas foram corrigidos, como a inatividade do AFMF após habilitar certas sobreposições na tela.

No entanto, ainda há problemas conhecidos, como a sobreposição de métricas de desempenho que pode mostrar N/A intermitentemente e Baldur's Gate 3 que pode falhar em processadores AMD Ryzen AI série 300.

O tempo limite do driver também pode ocorrer com determinados jogos Vulkan, mas a AMD está usando feedback de jogadores para trazer mais correções.

Baixar driver de pré-visualização AMD Software: Adrenalin Edition para AFMF 2

Como habilitar o AFMF 2

O AFMF 2 pode ser habilitado em qualquer título OpenGL, Vulkan, DirectX 11 e 12 usando HYPR-RX ou o AMD Fluid Motion 2 Toggle. Para uma melhor experiência visual, utilize uma tela com taxa de atualização variável.

Em termos de configurações e otimizações, o modo de busca "Alto" oferece consistência de quadros aprimorada para resoluções de 2560x1440 e superiores.

O modo de desempenho reduz a sobrecarga da geração de quadros, sendo ideal para gráficos integrados, enquanto a predefinição de qualidade é o padrão para placas de vídeo discretas, podendo ser ajustada para taxas de quadros mais altas.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos produzindo conteúdo e desenvolvendo códigos. Entusiasta de linguagens de programação, jogos, ciência e tudo que envolve tecnologia. Estudou nas universidades: UNIPÊ e FIS, tendo passagens também pela UFPB e UEPB.