A Amazon está lançando um novo recurso para seu serviço Kids Plus chamado Reading Sidekick com o objetivo de ajudar as crianças a melhorar suas habilidades de leitura.
O recurso permitirá que as crianças leiam livros físicos ou digitais por meio do assistente digital, onde a criança irá revezar a leitura em voz alta junto com a Alexa.
O Assistente de Leitura está incluído no serviço Kid Plus que vem nos dispositivos tablets Fire da Amazon da edição Kids.
O serviço ainda pode ser adquirido por um plano de assinatura mensal de $ 2,99 mensal $ 4,99 ou anual por $ 69, disponível a partir de 29 de junho.
O Reading Sidekick é compatível com a maioria dos dispositivos que possuem Alexa, incluindo Echo, Echo Dot, Echo Dot Kids, Echo Plus e Echo Show.
Como funciona o Assistente de Leitura da Alexa?
Depois de habilitar o modo Amazon Kids por meio do aplicativo Alexa usando um alto-falante inteligente ou tela inteligente, basta apenas falar "Alexa, vamos ler" para iniciar o Reading Sidekick.
Após isso, será solicitado a escolha de um tipo de livro, físico ou digital, a Amazon disse que "mais de 700" livros estão disponíveis, com lançamentos semanais no sistema.
Ao iniciar a leitura de um livro, Alexa ouvirá a leitura da criança e auxiliará com as pronúncias ou outros desafios, tudo isso de maneira automática.
Além de ajudar as crianças, a Alexa também irá incentivar elas utilizando frases como "bom trabalho!" ao concluírem a leitura de um livro ou passa por uma seção particularmente complicada.
O Assistente de Leitura contará com dois modos o "ler um pouco", onde a maior parte da leitura, faz com que a Alexa espere que a criança acompanhe o livro e depois leia uma página ou parágrafo.
E o modo "ler muito" que é basicamente o oposto, nele, a Alexa espera que a criança leia quatro páginas consecutivas para depois ler uma.
Existe um outro modo chamado "revezar" que funciona como uma simples alternância de leitura de uma única página ou parágrafo entre a criança e Alexa.
Apesar da didática do Sidekick, o recurso não será capaz de fazer perguntas para saber se a criança entendeu o livrou ou reteve alguma informação.
Isso significa que o recurso funcionará apenas como entretenimento educacional e não pode substituir um currículo de aprendizagem adequado.
Marissa Mierow, chefe do Alexa Learning and Education da Amazon, disse que o Reading Sidekick é "destinado a criar fluência e amor pela leitura" nas crianças.
De acordo com a empresa, o recurso levou quase um ano para ser desenvolvido, ajustando a paciência da Alexa, a capacidade de detectar quando uma criança está pronunciando uma palavra difícil e entender a pronúncia das crianças e muito mais.
Além disso, Mierow disse que a empresa reuniu um conselho consultivo de professores, pesquisadores científicos e especialistas em currículo para ajudar a orientar o desenvolvimento do serviço.
Muitas crianças já usam o assistente virtual para resolver questões de matemática simples. Talvez este seja o próximo passo da equipe de aprendizagem e educação da Alexa, ajudar crianças com matemática.
Via: The Verge