A Amazon anunciou uma nova rodada de demissões que atinge mais de 14 mil cargos corporativos, e o setor de games da empresa, o Amazon Game Studios, também foi afetado.
De acordo com informações divulgadas pela Bloomberg, a empresa não informou o número exato de pessoas desligadas do time de jogos, mas uma nota de Steve Boom, chefe de áudio, Twitch e games da Amazon, classificou os cortes como "significativos".
Ele disse que as mudanças acontecem mesmo com a empresa satisfeita com o desempenho que teve até agora. Apesar de não citar diretamente o jogo New World, o comunicado indica que a Amazon está encerrando seus trabalhos no desenvolvimento de MMOs.
"Temos orgulho do que conquistamos no desenvolvimento e publicação de jogos AAA (de grande orçamento), mas tomamos a difícil decisão de encerrar uma parte considerável do nosso trabalho nessa área — especialmente em MMOs — dentro da Amazon Game Studios. Isso inclui cortes expressivos nas equipes dos estúdios de Irvine e San Diego, além do nosso time central de publicação", segundo Boom.
BREAKING: Amazon is making "significant" cuts to its video-game division, moving away from MMOs like New World, and gutting its Irvine and San Diego development studios www.bloomberg.com/news/article...
— Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 2025-10-28T16:10:51.081Z
Já uma matéria do The Verge acrescenta que a decisão está ligada à nova estratégia da Amazon de investir mais pesado em inteligência artificial (IA).
A executiva Beth Galetti, uma das líderes da companhia, escreveu em um memorando interno que a empresa está reduzindo cargos para "eliminar burocracias, simplificar processos e realocar recursos para áreas que representam nossas maiores apostas e que mais importam para os clientes, agora e no futuro". Galetti também falou da importância da IA nesse movimento:
"Alguns podem se perguntar por que estamos cortando cargos mesmo com a empresa indo bem. Essa nova geração de IA é a tecnologia mais transformadora desde a internet. Ela está permitindo que as empresas inovem mais rápido do que nunca, em mercados já existentes e também em novos. Acreditamos que precisamos estar organizados de forma mais enxuta."
Por enquanto, a Amazon confirmou apenas a interrupção dos projetos de MMOs, mas não informou diretamente se pretende continuar em outras áreas do mercado de games.
É possível que a empresa esteja repensando totalmente sua presença no setor e passe a concentrar seus esforços em produções de TV e cinema baseadas em franquias de jogos, como já fez com a série Fallout, que foi um grande sucesso, e com as futuras adaptações de Wolfenstein e Mass Effect.
O cenário mostra como grandes empresas de tecnologia estão mudando de rota, apostando cada vez mais em IA e deixando de lado projetos que exigem altos investimentos e resultados incertos — como o desenvolvimento de grandes jogos.

 







