Adaptador de SSD M.2 para o Nintendo Switch 2 está sendo desenvolvido

Imagem de: Adaptador de SSD M.2 para o Nintendo Switch 2 está sendo desenvolvido

Um adaptador que transforma o slot MicroSD Express do Nintendo Switch 2 em uma entrada compatível com SSD M.2 está sendo desenvolvido por uma comunidade de código aberto.

Isso significa que, em breve, será possível aumentar a capacidade de armazenamento do console de forma mais econômica e com mais velocidade. Esse projeto ganhou vida recentemente no GitHub — e já começou a chamar a atenção.

A grande sacada por trás desse adaptador é que o Nintendo Switch 2 usa o padrão SD Express 7.1 no seu slot de cartão de memória, algo que muitos nem sabiam.

Esse padrão permite que o console se conecte diretamente com dispositivos que usam tecnologia PCIe Gen3 x1, utilizando o protocolo NVMe, o mesmo usado em computadores para alcançar altas velocidades de leitura e gravação.

Na prática, o adaptador vai "traduzir" o encaixe do cartão MicroSD para o formato de um SSD M.2 modelo 2230 (um tipo de SSD pequeno e rápido).

Tudo isso sem precisar de nenhuma adaptação complicada ou software adicional, já que o próprio Switch 2 reconhece o SSD como se fosse um cartão de memória mais rápido.

O desenvolvimento do projeto está indo bem. A equipe responsável já está desenhando a placa eletrônica (conhecida como PCB) e fazendo testes para garantir que tudo funcione direitinho.

Porém, como ainda está em fase de testes, ainda é preciso lhe dar com o consumo de energia do SSD. Alguns modelos de SSD M.2 puxam mais energia do que o Switch 2 pode fornecer.

Isso pode causar falhas ou até mesmo impedir o funcionamento do acessório. Por isso, os criadores do adaptador adicionaram um pequeno filtro de energia, uma espécie de segurança para ajudar a estabilizar a conexão.

Mesmo assim, é altamente recomendado usar apenas SSDs NVMe 2230 de baixa voltagem, que são mais leves no consumo de energia e evitam problemas.

A má notícia é que esse adaptador não funciona nos modelos antigos do Nintendo Switch, pois eles não têm o slot MicroSD Express moderno. Portanto, nada de tentar usar em consoles anteriores.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.