O VLC Media Player, reconhecido por sua versatilidade, terá um novo recurso que integra inteligência artificial (IA) para criar legendas automáticas em tempo real.
Essa funcionalidade foi apresentada pela desenvolvedora VideoLAN durante a CES 2025, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, no dia 8 de janeiro.
Jean-Baptiste Kempf, presidente da VideoLAN, demonstrou a nova funcionalidade em um vídeo compartilhado na rede social X.
Na exibição, um trecho da premiação Golden Globes foi reproduzido com o novo sistema que gera as legendas automaticamente e também faz a tradução para o idioma do usuário.
VLC automatic subtitles generation and translation based on local and open source AI models running on your machine working offline, and supporting numerous languages!
Demo can be found on our #CES2025 booth in Eureka Park. pic.twitter.com/UVmgT6K4ds— VideoLAN (@videolan) January 8, 2025
As legendas automáticas do VLC não necessitam de internet
O diferencial deste recurso está na execução local. A IA responsável pelas legendas funciona diretamente no dispositivo do usuário, sem a necessidade de conexão com servidores externos ou serviços na nuvem.
- Leia também: Os melhores reprodutores de IPTV para PC e celular
"Não há envolvimento de servidores da VideoLAN ou de parceiros", afirmou Kempf durante a demonstração, revelando um compromisso com a privacidade dos usuários.
Essa abordagem local utiliza um modelo de IA de código aberto, ampliando a acessibilidade e a transparência do sistema. Com suporte para múltiplos idiomas, o recurso atenderá usuários em diversas regiões e contextos.
Segundo Natacha Holtzhausser, chefe de marketing da VideoLAN, mais informações sobre o funcionamento e a implementação dessa novidade serão divulgadas em breve.
A expectativa é de que a funcionalidade seja disponibilizada para o público ainda este ano, junto com algumas outras novidades interessantes.
Além do anúncio do novo recurso, a VideoLAN aproveitou o evento para divulgar que o VLC ultrapassou a marca de 6 bilhões de downloads em todo o mundo.
"O player continua crescendo, mesmo na era dos serviços de streaming", disse Kempf em publicação no LinkedIn.
O VLC segue como uma das ferramentas preferidas para reprodução de vídeos, e a adição da geração de legendas com IA reforça sua posição como um software indispensável para reproduzir mídia.
- Leia também: Os melhores reprodutores de IPTV para PC e celular