Valve lança Steam Machine, um PC que lembra muito o GameCube

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A Valve passou meses cercada por boatos dizendo que trabalhava em um novo visor de VR, um controle diferente e até um PC no estilo de um console que lembra o GameCube da Nintendo.

Hoje esses boatos viraram realidade, a empresa apresentou os três produtos: o Steam Machine, o Steam Frame e o Steam Controller.

A previsão é que todos cheguem no início de 2026. Depois do anúncio, vários sites soltaram entrevistas e vídeos com a equipe da Valve.

Uma das que mais chamou a atenção foi a do Eurogamer, onde Yazan Aldehayyat, engenheiro de hardware da empresa, explicou de forma bem direta como o visual do Steam Machine foi definido.

Para quem achou que o formato parecido com o GameCube foi uma inspiração direta, Aldehayyat disse que não rolou nada disso, mesmo com a internet chamando o aparelho de "Gabe Cube" ou "Steam Cube".

Tudo começou quando a equipe parou para analisar a parte de refrigeração, já que o aparelho vai ficar, na maioria das vezes, em mesas ou racks na sala, onde o calor costuma se acumular. A ideia principal foi entender quanta energia o aparelho gera e quanto calor precisa sair dali.

Segundo Aldehayyat, depois que você descobre a quantidade de ar necessária para manter a temperatura ideal, o tamanho do ventilador já fica praticamente definido. A partir daí, todo o resto do design vai se moldando ao redor daquele ventilador.

Ele também comentou que a sala de estar é um dos lugares mais complicados para manter um equipamento desse tipo funcionando com temperatura segura. Muita gente coloca consoles em nichos fechados, perto de outros eletrônicos que esquentam bastante.

E nem sempre é só a TV que esquenta tudo — dependendo da casa, até uma lareira pode aumentar ainda mais o calor no ambiente, deixando o trabalho de refrigeração mais pesado.

Claro que a Valve não tem como prever todas as situações possíveis dentro da casa de cada pessoa, mas isso explica por que a empresa tentou equilibrar o desempenho acima do Steam Deck sem transformar o Steam Machine em um "PC gigantão" ocupando metade do rack.

A própria Nintendo mostrou há muito tempo que um console não precisa ser um trambolho para ficar confortável na sala e rodar jogos modernos. Para fechar, vamos comparar os dois aparelhos que o pessoal comentou bastante.

Nintendo GameCube
GameCube da Nintendo lançado em 14 de setembro de 2001.

O Steam Machine tem 152 mm de altura, 162,4 mm de profundidade e 156 mm de largura. O Nintendo GameCube tem 110 mm de altura, 161 mm de profundidade e 150 mm de largura.

Mesmo com poucos milímetros a mais que um console lançado em 2001, a Valve conseguiu montar um PC capaz de rodar jogos atuais, quase 25 anos depois. Isso mostra como a tecnologia avançou a ponto de possibilitar a criação de PCs compactos que cabem em espaços pequenos.

CategoriaEspecificação
I/O
Vídeo DisplayPort 1.4:
- Até 4K a 240Hz ou 8K a 60Hz
- Suporte a HDR, FreeSync, daisy-chain
HDMI 2.0:
- Até 4K a 120Hz
- Suporte a HDR, FreeSync, CEC
USB - Duas USB-A 3.2 Gen 1 (frontal)
- Duas USB-A 2.0 High Speed (traseira)
- Uma USB-C 3.2 Gen 2 (traseira)
RedeEthernet Gigabit
LEDs17 LEDs RGB endereçáveis para status do sistema e personalização
Tamanho e Peso
Tamanho152 mm de altura (148 mm sem os pés), 162,4 mm de profundidade, 156 mm de largura
Peso2,6 kg
Software
Sistema operacionalSteamOS 3 (baseado em Arch)
DesktopKDE Plasma
Geral
CPU AMD Zen 4 semi-custom com 6 núcleos e 12 threads
- Até 4.8 GHz, TDP de 30W
GPU AMD RDNA3 semi-custom com 28 CUs
- Clock sustentado de até 2.45 GHz, TDP de 110W
RAM16 GB DDR5 + 8 GB de VRAM GDDR6
EnergiaFonte interna, AC 110–240V
Armazenamento Dois modelos:
- 512 GB NVMe SSD
- 2 TB NVMe SSD
Ambos com slot microSD de alta velocidade
Conectividade
Wi-FiWi-Fi 6E (2x2)
BluetoothBluetooth 5.3 (antena dedicada)
Steam ControllerReceptor sem fio Steam Controller 2.4 GHz integrado
Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.