Unreal Engine 5.4 traz grandes melhorias de desempenho e tempo de GPU 25% menor

Imagem de: Unreal Engine 5.4 traz grandes melhorias de desempenho e tempo de GPU 25% menor

A Unreal Engine 5.4, a mais recente versão do motor de jogos da Epic Games apresentada durante uma palestra no State of Unreal GDC 2024, promete trazer melhorias significativas de desempenho.

De acordo com as informações disponíveis, a nova versão do motor de jogos promete reduzir o tempo de renderização da GPU em 25% e o tempo de renderização do thread em 50%. As melhorias de desempenho na Unreal Engine 5.4 são bastante abrangentes.

Incluem aprimoramentos no Lumen, sombras e efeitos de ray tracing, aprimoramento na remoção de instâncias, paralelismo aprimorado no renderizador e sombreamento de taxa variável para Nanite.

Essas otimizações devem ajudar a lidar com a alta fidelidade gráfica que a Unreal Engine 5.4 pode oferecer. A redução do tempo de GPU é uma das principais melhorias de desempenho prometidas pela Unreal Engine 5.4.

Isso significa que a GPU levará menos tempo para processar os gráficos, resultando em um desempenho mais suave e uma melhor experiência de jogo.

A redução do tempo de renderização da GPU em 25% foi observada em um exemplo de amostra da cidade da demo The Matrix Awakens Unreal Engine 5. Além das melhorias de desempenho, a Unreal Engine 5.4 também introduz novos recursos e ferramentas.

Isso inclui atualizações significativas para a cadeia de ferramentas de animação e Nanite, o ambicioso sistema de renderização de polígonos da Epic.

Além disso, a Unreal Engine 5.4 também apresenta a tesselação Nanite, que permite alcançar uma fidelidade visual muito maior sem aumentar o tamanho dos meshes no disco.

A estrutura de geração de conteúdo processual (PCG), introduzida pela primeira vez na versão 5.2 , também foi aprimorada.

No entanto, a parte mais interessante do Unreal Engine 5.4 é a atualização de desempenho geral. Simon Tourangeau, vice-presidente de engenharia da UE na Epic, subiu ao palco para dizer:

"Fizemos muitas melhorias de desempenho. Agora temos Lumen, Shadows e ray tracing mais rápidos. Adicionamos Variable Rate Shading (VRS) para Nanite. Melhoramos enormemente a seleção de instâncias e melhoramos significativamente o paralelismo no renderizador."

Isso significa que essa atualização trará um aumento expressivo de desempenho para os jogos. No entanto, a maioria dos jogos lançados com UE 5.1, 5.2 ou mesmo 5.3 podem não serem viáveis para receber essa atualização.

Mesmo alguns dos desenvolvedores que atualmente trabalham com a versão 5.2 ou 5.3 podem não atualizar antes do próximo lançamento do jogo para evitar problemas.

Ainda assim, esse é um avanço promissor para o futuro dos jogos Unreal Engine, que compreendem a maioria dos jogos AA triplos e duplos no PC e nos consoles.