TecFoco / Ciência / SpaceX prepara nave estelar atualizada para vôo de teste, mesmo com fundos da NASA congelados

SpaceX prepara nave estelar atualizada para vôo de teste, mesmo com fundos da NASA congelados

Imagem de: SpaceX prepara nave estelar atualizada para vôo de teste, mesmo com fundos da NASA congelados

A SpaceX está trabalhando em um protótipo de nave estelar atualizado para seu primeiro lançamento pela NASA, após vencer um contrato histórico de aterrissagem de US $ 2,9 bilhões em 16 de abril.

No entanto, os ex-concorrentes Blue Origin e Dynetics, forçaram a agência espacial dos EUA a congelar os trabalhos e fundos do programa Human Lander System (HLS).

Isso significa que a NASA agora é legalmente incapaz de usar fundos ou recursos relacionados ao seu programa HLS ou ao contrato que ela concedeu à SpaceX para desenvolver uma variante da nave estelar para levar pessoas à Lua.

No entanto, assim como a SpaceX já gastou muito de seu próprio tempo e dinheiro no desenvolvimento da Starship e em uma série de lançamentos rápidos recentemente, a empresa parece que não vai permitir que os perdedores prejudiquem sua fábrica de foguetes ou campanhas de teste.

No dia 30 de abril, a Blue Origin e a Dynetics registraram protestos oficiais junto ao US Government Accountability Office (GAO) contra a escolha da NASA.

Mas, a SpaceX realizou dois testes de foguetes consecutivos com um protótipo de nave estelar e motores Raptor equipados com "centenas de melhorias."

Desafios técnicos e condições climáticas forçaram a SpaceX a cancelar um lançamento planejado para a semana passada, mas a empresa agora parece estar a caminho de lançar o protótipo SN15 da nave estelar nesta terça-feira, 4 de maio.

Os protestos apresentados pela Blue Origin e Dynetics parecem mais uma tentativa de prejudicar a SpaceX e atrasar o andamento do projeto, devido a falta geral de indicação de que as empresas esteja agindo de boa fé.

Ao forçar a NASA a congelar o trabalho do HLS, o atraso pode chegar até 100 dias. A SpaceX agora está trabalhando tecnicamente para projetar, construir, qualificar e voar um protótipo de nave lunar sem rosca até 2023.

Considerando um pouso de demonstração tripulado até 2024, 100 dias representam cerca de 7-10% do tempo disponível para concluir essa tarefa extraordinária.

Via: Teslarati