Heart Machine cancela Hyper Light Breaker e anuncia demissões na equipe

Imagem de: Heart Machine cancela Hyper Light Breaker e anuncia demissões na equipe

O estúdio Heart Machine, responsável por jogos como Solar Ash, Hyper Light Drifter e, mais recentemente, Hyper Light Breaker, anunciou que vai realizar cortes de pessoal, afetando principalmente a equipe do Hyper Light Breaker.

A confirmação veio tanto em uma reportagem do site Game Developer quanto em um post oficial no X (antigo Twitter) da própria empresa.

Além disso, o desenvolvimento do jogo, que ainda estava em acesso antecipado, será encerrado em algum momento do próximo ano.

Segundo o estúdio, durante o restante de 2025 não haverá mais atualizações regulares para Hyper Light Breaker. A prioridade agora será preparar uma atualização final, prevista para janeiro de 2026.

"Ainda temos algo chegando em janeiro. Nosso plano é entregar algo significativo, tão polido e completo quanto possível dadas as circunstâncias atuais. Estamos fazendo o máximo para refinar o que podemos, finalizar sistemas-chave e fazer com que o jogo tenha um ponto de conclusão satisfatório", explicou a empresa.

O desfecho não é exatamente o que se esperava, já que parece improvável que a atualização de janeiro represente a versão 1.0 completa que o estúdio tinha planejado.

Porém, de acordo com a Heart Machine, essa foi "a única opção possível dadas as circunstâncias". O estúdio também disse que fatores externos, fora do controle da equipe, tiveram papel importante na decisão.

"Embora esse caminho inclua a conclusão do projeto, ele reflete forças mais amplas, incluindo mudanças no financiamento, consolidação corporativa e o ambiente incerto pelo qual muitos estúdios pequenos, como o nosso, estão passando hoje", explicaram.

Mesmo com o fim de Hyper Light Breaker, a Heart Machine segue trabalhando em outros projetos. Um deles é Possessor(s), que deve ser lançado para PS5 e PC em 11 de novembro de 2025. O estúdio afirma que as demissões não afetaram os desenvolvedores que estão trabalhando nesse título.

Mas, mesmo que tecnicamente a equipe de Possessor(s) não tenha perdido integrantes, a perda de colegas e o cancelamento de um projeto inteiro deve afetar o ambiente e o ritmo de trabalho da equipe.

Para contextualizar, Hyper Light Breaker entrou em acesso antecipado em 14 de janeiro de 2025, então, quando for lançada a atualização final, o jogo terá completado pelo menos um ano desde seu início. Resta torcer para que Possessor(s) tenha um destino mais estável dentro da trajetória da Heart Machine.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.