A Samsung ainda não confirmou oficialmente o lançamento do Galaxy Z TriFold, seu primeiro smartphone dobrável em três partes. Mesmo assim, uma série de patentes e vazamentos vem revelando detalhes sobre o aparelho.
As mais recentes imagens registradas mostram que o dispositivo contará com três baterias internas e terá um design extremamente fino quando estiver totalmente aberto, funcionando praticamente como um tablet.
De acordo com o site GalaxyClub, que descobriu uma patente registrada pela Samsung na Coreia do Sul, o documento apresenta tanto o design quanto os componentes internos do Galaxy Z TriFold.
As imagens mostram dois mecanismos de dobra — ou dobradiças — responsáveis por manter as três partes do aparelho unidas e dobradas de forma firme, sem deixar espaços entre os painéis.
- Leia também: Ubisoft cancelou jogo de Assassin's Creed sobre ex-escravo no século XIX, aponta vazamento
Dentro do dispositivo, é possível ver três baterias retangulares, uma em cada segmento do corpo do smartphone. A seção que abriga o maior número de câmeras parece ter a menor bateria, o que faz sentido por causa das limitações de espaço nessa área.
Essa diferença de tamanhos pode afetar a capacidade total de energia, mas ainda não foi confirmado de que a Samsung vá adotar baterias com tecnologia de silício-carbono, que oferecem maior densidade energética.
Mesmo assim, o relatório indica que a capacidade total deve ultrapassar 5.000mAh, superando inclusive a bateria do Galaxy S25 Ultra. No centro do aparelho, podemos ver o que parece ser uma câmara de vapor, usada para resfriamento interno.
Isso reforça a expectativa de que o Galaxy Z TriFold seja equipado com o Snapdragon 8 Elite Gen 5, um processador potente que exige um sistema de dissipação de calor eficiente para manter o desempenho máximo sem superaquecimento.
Outra imagem presente na patente chama atenção pelo visual muito fino do dispositivo quando totalmente aberto. A ideia é que o usuário consiga abrir e fechar o aparelho com apenas uma mão.
A empresa ainda não divulgou nenhuma data oficial, mas esses registros mostram que a Samsung está avançando com o Galaxy Z TriFold que pode inaugurar uma nova fase entre os dobráveis, combinando portabilidade de smartphone com funcionalidades de tablet, tudo em um corpo compacto e elegante.