A empresa americana de sistemas aeroespaciais e serviços de transporte espacial SpaceX montou o maior foguete construído pelo homem em Boca Chica, Texas.
As instalações do maior foguete da SpaceX foram conectadas por dois segmentos, um estágio superior chamado Starship e um impulsionador chamado Super Heavy.
Possuindo aproximadamente 120m ou 400 pés de altura, o foguete SpaceX supera qualquer outro sistema de lançamento anterior.
De acordo com a empresa, quando o foguete decolar, produzirá cerca de duas vezes o impulso do veículo que enviou o homem à lua pela primeira vez.
Comparado aos foguetes Saturn V da Apollo, o novo impulsionador SpaceX Super Heavy deve liberar o dobro da potência, cerca de de 70 meganewtons (quase 16 milhões de libras de força).
Para unir os dois segmentos, foi necessário um guindaste enorme. As partes foram mantidas na posição por uma hora antes de serem separadas novamente.
O vôo inaugural do maior foguete do mundo deve acontecer apenas em alguns meses, já que a SpaceX ainda deve realizar alguns testes antes do lançamento.
De acordo com Elon Musk, o lançamento de teste da Nave Estelar ao espaço será realizado no Golfo do México e fará uma viagem ao redor da Terra e terminará com um pouso nas águas das ilhas havaianas no Pacífico.
Os detalhes do fim da viagem seguem os planos da SpaceX de fazer aterrisagens controladas em terra ou em plataformas marítimas para que possa reutilizar os segmentos.
Musk voltou a reforçar a sua ambição de levar humanos à Lua e a Marte afirmando que seu sistema de Nave Estelar, será mais que suficiente para cumprir esta tarefa.
Além de poder transportar pessoas para fora da terra, o projeto da SpaceX também será capaz de transportá-las rapidamente ao redor do globo e colocar satélites em órbita.
A agência espacial americana NASA contratou a SpaceX para produzir uma versão do estágio superior deste foguete que pode pousar astronautas perto do Polo Sul lunar até 2030.
A agência governamental está atualmente conduzindo uma revisão ambiental que pode levar em algum momento a uma consulta pública de 30 dias.
Isso significa que a saída orbital inaugural ainda pode está um pouco distante. No entanto, Musk deseja muito que isso aconteça antes do final do ano.
Ele descreveu os eventos de montagem do maior foguete de sua empresa como um "sonho que se tornou realidade" e estimou que poderia levar duas semanas para trabalhar numa nova lista de tarefas.
Apesar de seu tamanho supreendente, este não é o foguete mais potente fabricado pela empresa. O foguete Falcon Heavy construído pela SpaceX e em operação atualmente, produz 23 meganewtons de empuxo no lançamento.
Via: BBC