Mesmo com o surgimento de carros sem chave e a tecnologia moderna destes veículos automotores, o roubo de carros ainda prevalece na indústria automobilística, roubar carros agora não se limita mais apenas ao praticante do ato ilícito estar fisicamente no local.
Agora, eles podem fazer isto de dentro de suas próprias casas, através da manipulação de códigos, do controle de carros à distância e de outras táticas cibernéticas.
O conhecimento é importante para sua segurança, aqui estão as novas maneiras pelas quais os hackers de carros estão conseguindo roubar veículos e como evitar que seu carro seja invadido.
Porta-chaves sem fio usado em roubo de carros
Trancar a porta do carro não é uma maneira completa de proteger seu carro de ser roubado, ainda mais com os carros sem chave, vários carros mais novos são fabricados com a adição de porta-chaves sem fio.
Embora essa seja definitivamente uma opção prática, isso pode facilitar a entrada de pessoas mal-intencionadas no carro.
Por exemplo, se a chave não estiver longe o suficiente do carro, com um dispositivo de ataque por rádio, a amplificação magnética do dispositivo pode sinalizar para que o carro seja desbloqueado.
Este tipo de dispositivo pode ser evitado colocando o controle remoto sem chave em uma bolsa remota que não permite a entrada de sinais de rádio.
Hackeando carros digitais
Carros inteligentes e digitais não estão totalmente seguros de serem sequestrados, as três principais maneiras pelas quais os hackers podem controlar o sistema de computador destes carros são aplicativos de carro, drives USB e redes Wi-Fi.
Com os aplicativos do carro, o hacker pode enviar uma solicitação para um serviço em nuvem conectado ao carro, solicitando que eles tenham acesso ao sistema do carro.
Outra maneira de invadir o sistema é com unidades USB, usadas geralmente dentro do carro para ouvir músicas, porém, este dispositivo pode ter um código malicioso que algum invasor poderia ter colocado antes mesmo da compra.
Por isso, é importante certificar-se de comprar unidades USB lacradas e mantê-las seguras ao tirá-las do carro. Em se trata da redes WiFi, é importante ter uma rede segura com uma senha difícil, para que ninguém tenha acesso.
Os carros que estão dirigindo a menos de 12 MPH têm o risco de desligar bruscamente os motores enquanto estão na estrada, as vezes, pessoas com contas iTrack ou ProTrack usam senhas geradas que um hacker chamado L&M pode adivinhar corretamente.
Mais de 27.000 contas foram invadidas devido ao este jogo de adivinhação e as vitimas que estavam dirigindo devagar tiveram seu carro desligado.
Embora os carros inteligentes sejam um grande avanço na tecnologia, as opções para obter acesso aos carros também estão avançando.
Com o código que o L&M decifrou, notou-se que ele foi capaz de rastrear as pessoas até onde elas estavam dirigindo, podendo ver visualmente em que ruas e endereços as pessoas estavam indo, teoricamente, isso significa que ele poderia causar vários acidentes desligando os motores quando não fosse seguro através do rastreamento.
Maneiras de impedir que seu carro seja invadido
Existem algumas maneiras de impedir que um carro digital seja invadido, aqui vão duas dicas para manter este tipo de veículo em segurança.
- Atualize o software do carro: Desligue o WiFi ou Bluetooth quando não o estiver usando, crie uma senha forte e difícil de adivinhar no seu WiFi e em todos os outros softwares e dispositivos vinculados ao carro.
Vá regularmente ao fabricante para verificar recalls, caso haja algum erro no sistema de computador do carro.
- Acompanhe o seu sistema de diagnóstico: Com carros um pouco mais novos, o OBD-II ou sistema de diagnóstico permite que os mecânicos possam ler os possíveis problemas que um carro pode ter.
Isso também permite que eles tenham o controle do motor do carro, o que significa que, se um hacker conseguir acessar o sistema, ele também poderá controlá-lo, se um hacker tiver acesso ao canal no sistema do carro, essa é outra maneira de poder controla-lo, uma solução para isso é instalar uma trava OBD para proteger o sistema.
Desde a invasão de carros até o roubo de carros, as opções para invadir veículos se expandiram, praticar a segurança do carro passou de proteger suas chaves para proteger suas senhas.
Manter o controle do software garante um carro protegido, hackers como L&M são mais comuns do que parecem, e o conhecimento de suas habilidades não os impedirá de colocar proprietários de carros em risco.