Samsung Foundry toma medidas extremas para reconquistar a NVIDIA

Imagem de: Samsung Foundry toma medidas extremas para reconquistar a NVIDIA

A Samsung Foundry está adotando uma nova estratégia com medidas extremas para conseguir pedidos de produção de chips com a NVIDIA, utilizando sua tecnologia de 3nm.

Segundo o FN News, a Samsung está priorizando, este ano, os pedidos de chips da NVIDIA. Tradicionalmente, a NVIDIA utiliza os processos da TSMC para fabricar suas GPUs, tanto para consumidores quanto para data centers.

As séries mais recentes, como Ada Lovelace, Hopper e Blackwell, são produzidas com processos de 5nm (4N) da TSMC. A Samsung sabendo da liderança da TSMC, deseja reconquistar a NVIDIA como um grande cliente.

Para isso, a Samsung está trabalhando para que seu nó de processo de 3nm, que utiliza a arquitetura GAA (Gate-All-Around), esteja pronto para atender aos exigentes padrões da NVIDIA para as próximas gerações de GPUs.

Operação "Nemo" e o comprometimento Interno
De acordo com o relatório, a Samsung implementou uma estratégia interna chamada "Nemo", que se refere diretamente à NVIDIA. Todos os departamentos da Samsung Foundry estão trabalhando para atender aos pedidos da NVIDIA.

A última vez que a NVIDIA utilizou os serviços da Samsung foi para suas GPUs GeForce RTX 30 "Ampere", que eram baseadas no processo de 8nm da Samsung.

Após o Ampere, a NVIDIA migrou para a TSMC com a série Ada Lovelace "GeForce RTX 40", fabricada em 5nm. A Samsung Foundry está programando o início da produção em massa do processo GAA de 3nm para o primeiro semestre de 2024.

Esta tecnologia GAA promete eliminar muitos dos gargalos associados aos antigos processos FinFET, mas ainda resta saber se será suficiente para convencer a NVIDIA a retornar.

Recentemente, surgiram relatos de que a Samsung não conseguiu passar nos testes de qualificação da memória HBM3E da NVIDIA, o que representa um desafio significativo.

No entanto, a Samsung está trabalhando para aprimorar sua tecnologia de memória HBM e já planeja o desenvolvimento da arquitetura HBM4, prevista para ser lançada entre 2025 e 2026.

Por hora, teremos que aguardar para saber se a NVIDIA optará por voltar a trabalhar com a Samsung em seus projetos futuros de chips.

Alguns especialistas afirmam que provavelmente veremos alguns produtos da NVIDIA semipersonalizados com a tecnologia da Samsung Foundry antes de uma mudança completa.

E considerando a alta demanda por GPUs da NVIDIA, é possível que a empresa busque diversificar suas fontes de fornecimento, adquirindo chips de várias fundições de semicondutores, assim como já fez anteriormente com HBM e materiais de embalagem.