Rockstar diz que demitiu desenvolvedores de GTA por vazarem informações

Imagem de: Rockstar diz que demitiu desenvolvedores de GTA por vazarem informações

Na semana passada, a Rockstar demitiu entre trinta e quarenta desenvolvedores que trabalhavam na franquia GTA em seus estúdios no Canadá e no Reino Unido.

A decisão virou uma polêmica depois que o sindicato IWGB (Independent Workers' Union of Great Britain) disse que a empresa tomou essa atitude para impedir que esses funcionários se unissem e criassem um sindicato.

Segundo o grupo, todos os demitidos estavam envolvidos nessa tentativa, e o sindicato garantiu que vai lutar pelos direitos deles por todos os meios legais possíveis.

A princípio, a Rockstar apenas disse que as demissões aconteceram por "má conduta grave", sem entrar em detalhes. Mas agora, o portal Bloomberg divulgou uma explicação mais completa de um porta-voz da empresa.

De acordo com ele, os funcionários demitidos teriam compartilhado e discutido informações confidenciais em fóruns públicos, algo que viola as regras internas da companhia.

O representante ainda afirmou que as dispensas não têm relação com o movimento sindical e que foram baseadas apenas nessa quebra de segurança.

Mesmo assim, o sindicato IWGB não aceitou essa justificativa. O presidente da organização, Alex Marshall, respondeu a empresa em tom elevado:

"A Rockstar tem medo de que funcionários dedicados conversem entre si sobre o direito de buscar um ambiente de trabalho mais justo e uma voz coletiva. A gestão está mostrando que não se importa com atrasos em GTA VI e que está mais focada em impedir a sindicalização, mirando justamente nas pessoas que fazem o jogo acontecer."

Atualmente, membros do IWGB estão protestando em frente ao prédio da Take-Two House, localizado na 30 Cleveland Street, em Londres, em apoio aos profissionais que perderam o emprego.

Atualmente, existem vários fóruns públicos dedicados à série Grand Theft Auto, como o GTAForums, conhecido por ser um ponto de vazamentos sobre a franquia.

Mesmo assim, não há sinal de que informações relevantes tenham sido divulgadas recentemente nesses espaços. Desde o grande vazamento de GTA VI, que aconteceu em 18 de setembro de 2022, a Rockstar passou a tratar a questão da segurança com muito mais rigor.

Pouco tempo depois do incidente, o CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, chegou a dizer que o problema não afetaria o desenvolvimento do jogo. Ainda assim, a empresa segue cautelosa agora que o projeto está perto de ser concluído.

Inicialmente, o lançamento de GTA VI estava previsto para o outono de 2025, mas a nova data marcada é 26 de maio de 2026, com versões confirmadas para PlayStation 5 e Xbox Series S e X. Apesar disso, não dá para descartar outro adiamento, já que isso é algo comum na história da Rockstar.

A expectativa é que não seja necessário, já que isso também atrasaria a versão para PC — mas, segundo o CEO da Corsair Gaming, os jogadores de PC talvez não precisem esperar tanto quanto nas versões anteriores da franquia.