Desenvolvedora de GTA é acusada de práticas antissindicais após demitir dezenas de funcionários que tentavam se sindicalizar

Imagem de: Desenvolvedora de GTA é acusada de práticas antissindicais após demitir dezenas de funcionários que tentavam se sindicalizar

A Rockstar Games, estúdio responsável pela franquia Grand Theft Auto (GTA), está no centro de uma polêmica. Depois de anos sem ser afetada pelos cortes que atingiram várias empresas do setor de games, a companhia demitiu entre 30 e 40 funcionários em seus escritórios no Reino Unido e no Canadá.

O motivo, segundo o sindicato Independent Workers' Union of Great Britain (IWGB), não tem nada a ver com dificuldades financeiras, mas com uma suposta tentativa de impedir a sindicalização dos trabalhadores.

De acordo com o IWGB, todos os desenvolvedores desligados estavam envolvidos em um movimento para formar um sindicato dentro da Rockstar. O presidente do sindicato, Alex Marshall, fez uma declaração dura sobre o caso:

"A Rockstar acaba de realizar o ato mais evidente e cruel de repressão sindical da história da indústria dos jogos. Esse desprezo pelas leis e pelas vidas dos trabalhadores que geram bilhões em lucros é um insulto aos fãs e ao mercado global."

Marshall afirmou ainda que, mesmo com esse golpe contra os trabalhadores que buscavam ter uma voz coletiva e condições de trabalho mais humanas, o grupo Rockstar Union não vai desistir.

Segundo ele, os funcionários continuam lutando por respeito e melhores condições, enquanto seguem dedicando tempo, esforço e criatividade a jogos que conquistam milhões de pessoas.

O IWGB disse que vai tomar todas as medidas legais possíveis para tentar reverter as demissões e garantir compensações aos membros afetados. A presidente da divisão de trabalhadores de jogos do IWGB, Spring Mcparlin-Jones, também comentou o caso:

"No próximo ano, espera-se que GTA VI gere cerca de 10 bilhões de dólares. Isso seria o suficiente para acabar com a fome no mundo por um ano. Um ataque tão direto aos direitos trabalhistas vindo de um estúdio desse porte mostra claramente ao mundo que o dinheiro está valendo mais do que as pessoas."

Por outro lado, Alan Lewis, chefe de comunicação corporativa da Take-Two Interactive (empresa que é dona da Rockstar), disse à Bloomberg que as demissões ocorreram por "má conduta grave".

Ele reforçou que a Take-Two apoia totalmente a postura da Rockstar nesse caso. Nos últimos três anos, o movimento de sindicalização tem crescido bastante dentro da indústria dos games.

Estúdios como Blizzard Albany, Raven Software, Blizzard Irvine (equipe de World of Warcraft), Blizzard Orange County (equipe de Overwatch 2), ZeniMax (que criou o ZeniMax Workers United) e ZA/UM (que recentemente se sindicalizou e também é representado pelo IWGB) estão entre os que seguiram esse caminho.

GTA VI tem lançamento previsto para 26 de maio de 2026, chegando ao PlayStation 5 e Xbox Series S|X. O jogo já havia sido planejado para o final de 2025, mas o cronograma foi ajustado.

Mesmo assim, é possível que ocorram novos atrasos, já que o histórico da Rockstar mostra algo parecido: Red Dead Redemption 2, por exemplo, foi adiado duas vezes antes de ser lançado em outubro de 2018, quando recebeu elogios quase unânimes da crítica.