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Rockstar adia GTA VI e revela por que não lançará o jogo em 2025

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Para quem estava esperando o lançamento de Grand Theft Auto VI ainda este ano, o novo jogo da Rockstar Games não vai mais sair em 2025.

A nova data oficial de lançamento foi anunciada para o dia 26 de maio de 2026, apenas nos consoles da nova geração (PlayStation 5 e Xbox Series X|S). A confirmação veio direto da própria Rockstar e da empresa responsável por publicá-lo, a Take-Two Interactive.

Atrasos não são exatamente uma novidade quando se trata da Rockstar – basta lembrar que outros títulos como GTA V e Red Dead Redemption 2 também foram adiados –, mas muitos jogadores acreditavam que desta vez seria diferente.

Isso porque, até pouco tempo, o próprio chefão da Take-Two, Strauss Zelnick, dizia com muita certeza que o jogo seria lançado no outono de 2025 (primavera aqui no Brasil).

Mas a realidade, segundo novas informações reveladas por um jornalista bem informado do setor, é que esse prazo nunca foi realmente viável.

Quem trouxe a tona essa informação foi Jason Schreier, jornalista da Bloomberg conhecido por suas fontes confiáveis na indústria dos games.

Em uma postagem feita na rede social BlueSky, ele disse que, conversando com funcionários da Rockstar, descobriu que o estúdio já sabia há muito tempo que lançar GTA VI em 2025 seria praticamente impossível.

"Ninguém com quem conversei dentro da Rockstar acreditava de verdade que o jogo sairia no outono de 2025 há muito tempo", escreveu Schreier. "É trabalho demais, tempo de menos, e, acima de tudo, existe um desejo verdadeiro da empresa de evitar o chamado 'crunch'."

Mas afinal, o que é esse tal de "crunch"?

No mundo dos games, "crunch" é o termo usado quando as equipes de desenvolvimento precisam trabalhar horas extras de forma intensa e exaustiva para entregar um jogo dentro do prazo.

Isso significa virar noites, sacrificar fins de semana e, muitas vezes, acabar com a saúde física e mental dos profissionais envolvidos.

E é aí que está o lado positivo dessa história. Segundo Schreier, a Rockstar não quis repetir os erros do passado e decidiu dar prioridade ao bem-estar da sua equipe.

O atraso em GTA VI não foi só por questões técnicas ou de calendário. Foi uma escolha consciente de não forçar os funcionários a entrarem nesse ciclo desgastante. Algo raro e digno de reconhecimento na indústria dos games.

Essa postura mais humana da empresa pode ser um sinal de mudanças importantes no setor. Afinal, quando uma gigante como a Rockstar assume que prefere adiar um lançamento bilionário a sacrificar seus profissionais, ela abre caminho para que outras empresas façam o mesmo.

Com o lançamento previsto para maio de 2026, tudo indica que essa espera extra será recompensada com um jogo mais polido, completo e feito com mais cuidado.