Roblox é banido na Turquia devido à risco de exploração infantil

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A Turquia decidiu banir o Roblox, devido a preocupações crescentes sobre a exploração infantil. Este jogo online lançado em 2006, se tornou muito famoso por permitir os jogadores ser "o que quiser".

A medida foi tomada após relatos de que a plataforma estaria sendo usada por predadores para acessar crianças, o que levantou sérias questões sobre a segurança do jogo.

Problemas com a segurança no Roblox não são novos. Há algum tempo, surgiram diversos relatórios apontando que o ambiente virtual pode não ser seguro para os pequenos, com proteções insuficientes para evitar situações de risco.

Um exemplo disso foi o levantamento publicado em julho pela Bloomberg, revelando que em 2023, a Roblox enviou mais de 13.000 relatórios ao Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas dos Estados Unidos.

Esse número alarmante sugere uma falta de mecanismos eficazes para proteger os jovens jogadores dentro do ecossistema de plataformas online como a do Roblox.

Outro ponto de preocupação é a facilidade com que crianças podem realizar compras no jogo, usando, muitas vezes, os cartões de crédito dos pais ou responsáveis sem que eles percebam.

Casos desse tipo têm sido frequentes e só aumentam a controvérsia em torno da plataforma. Em 7 de agosto, o Ministro da Justiça da Turquia anunciou a proibição total do Roblox no país, citando "conteúdos que poderiam levar à exploração de crianças" como motivo principal.

Apesar das críticas, a Roblox se posicionou afirmando que, ao longo das últimas duas décadas, tem trabalhado para tornar o jogo "uma das plataformas online mais seguras" para seus jogadores mais jovens.

Em resposta à proibição na Turquia, a empresa expressou sua intenção de colaborar com os legisladores locais para resolver as preocupações e trazer o jogo de volta ao país.

"Respeitamos as leis e regulamentações nos países onde operamos e compartilhamos o compromisso dos legisladores locais com as crianças", declarou a empresa.

Porém, as preocupações com a plataforma não param por aí. Em 2021, a People Makes Games divulgou um relatório abordando a exploração de crianças pequenas que criam jogos para lucrarem dentro do Roblox.

A resposta oficial da Roblox foi que estavam oferecendo uma oportunidade para jovens de áreas desfavorecidas, como favelas, se sustentarem criando conteúdo na plataforma.

No entanto, a declaração gerou polêmica, levando a empresa a esclarecer que a maioria dos criadores de conteúdo tem mais de 18 anos e que menores de idade não são contratados.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.