Roblox é proibido na Rússia após polêmicas envolvendo proteção infantil e temas LGBTQ+

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A Rússia tirou o Roblox de circulação no país depois que o Roskomnadzor, órgão responsável por monitorar mídia e internet, bloqueou o acesso ao jogo.

O governo russo justificou a decisão dizendo que quer proteger crianças de situações de risco, citando relatos de abuso, presença de predadores na plataforma e o que eles chamam de "conteúdo inadequado", o que inclui temas LGBTQ+ dentro do próprio jogo.

A informação apareceu primeiro na agência russa TASS e ganhou repercussão após ser publicada também pela BBC News. Segundo o Roskomnadzor, o serviço estaria "cheio de conteúdo inadequado que pode afetar o desenvolvimento espiritual e moral de crianças".

A equipe do Roblox respondeu dizendo: "Nós respeitamos as leis locais dos países onde atuamos e acreditamos que o Roblox oferece um espaço positivo para aprendizado, criação e conexão entre as pessoas".

O porta-voz ainda comentou que a empresa segue investindo em segurança e tem um conjunto de medidas que tentam antecipar situações de risco e bloquear conteúdos que possam causar danos.

Apesar de o Roblox ser o caso mais conhecido do momento, ele não é o único alvo recente do governo russo. Na semana passada, até um jogo de paciência foi retirado do Steam no país por trazer conteúdo LGBTQ+.

E, mesmo que boa parte do mundo discorde da visão da Rússia sobre esse tipo de temática, o histórico de denúncias envolvendo o Roblox e a fragilidade das ferramentas de proteção para menores acabou contribuindo para essa decisão.

Há diversos processos e relatos de crianças que sofreram assédio dentro da plataforma. O Roblox vem tentando melhorar seu sistema de segurança. No mês passado, por exemplo, o jogo passou a exigir verificação de idade com reconhecimento facial para liberar o chat por voz.

Mesmo assim, a base de usuários continua crescendo. Tanto que o jogo bateu um recorde de jogadores simultâneos que superou até a marca global da Steam.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.