Roblox bate recorde de usuários simultâneos e supera até o Steam

Imagem de: Roblox bate recorde de usuários simultâneos e supera até o Steam

No último sábado, por volta das 8h da manhã no horário do Pacífico, o Roblox alcançou um novo recorde histórico de usuários simultâneos, registrando 47,3 milhões de pessoas online em 23 de agosto.

Esse número é impressionante, superando em 6,1 milhões o pico registrado pela plataforma Steam em março, que teve 41,2 milhões de usuários conectados ao mesmo tempo. No início do mês, o Steam já havia ultrapassado a marca de 40 milhões de usuários simultâneos.

O salto do Roblox em relação ao seu recorde anterior de 32,7 milhões de usuários, registrado em outro sábado, 19 de julho, mostra que a plataforma continua crescendo quase 19 anos após seu lançamento, em 1º de setembro de 2006.

Atualmente, dois jogos dominam a plataforma: Grow a Garden e Steal a Brainrot. Juntos, eles concentraram mais de 37 milhões de usuários simultâneos, ou seja, mais de 77% do público jogava um desses títulos.

Grow a Garden liderou, atingindo 22 milhões de jogadores simultâneos, um recorde também para o maior pico registrado em um único jogo.

Criado originalmente por um jogador de apenas 16 anos conhecido como BMWLux, Grow a Garden depois contou com a participação dos estúdios Splitting Point Studios e Do Big Studios.

O jogo é um simulador de fazenda onde os jogadores começam com um pequeno terreno e acompanham o crescimento de flores, frutas e verduras.

É possível colher e vender os produtos para ganhar Sheckles, que servem para comprar sementes, equipamentos, ovos e itens decorativos.

Além disso, o jogo oferece missões e eventos sazonais que dão recompensas como sementes, pets e itens especiais. Steal a Brainrot também atrai uma grande quantidade de jogadores, com pico estimado de 15 milhões de usuários simultâneos.

Criado pelo usuário SpyderSammy em parceria com do_small e o estúdio Do Big Studios, o jogo funciona como uma espécie de tycoon.

O objetivo é roubar Brainrots de outros jogadores para ganhar dinheiro, que pode ser usado para adquirir ainda mais Brainrots.

Mas cuidado, outros jogadores também tentarão roubar os seus, então é preciso se proteger. No entanto, nem tudo são boas notícias.

Há algumas semanas, o estado da Louisiana, nos EUA, entrou com uma ação contra a Roblox Corporation, alegando que a plataforma se tornou um ambiente propício para predadores sexuais e que a empresa não aplica protocolos de segurança suficientes para proteger crianças.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.