No último sábado, por volta das 8h da manhã no horário do Pacífico, o Roblox alcançou um novo recorde histórico de usuários simultâneos, registrando 47,3 milhões de pessoas online em 23 de agosto.
Esse número é impressionante, superando em 6,1 milhões o pico registrado pela plataforma Steam em março, que teve 41,2 milhões de usuários conectados ao mesmo tempo. No início do mês, o Steam já havia ultrapassado a marca de 40 milhões de usuários simultâneos.
O salto do Roblox em relação ao seu recorde anterior de 32,7 milhões de usuários, registrado em outro sábado, 19 de julho, mostra que a plataforma continua crescendo quase 19 anos após seu lançamento, em 1º de setembro de 2006.
Atualmente, dois jogos dominam a plataforma: Grow a Garden e Steal a Brainrot. Juntos, eles concentraram mais de 37 milhões de usuários simultâneos, ou seja, mais de 77% do público jogava um desses títulos.
Grow a Garden liderou, atingindo 22 milhões de jogadores simultâneos, um recorde também para o maior pico registrado em um único jogo.
Criado originalmente por um jogador de apenas 16 anos conhecido como BMWLux, Grow a Garden depois contou com a participação dos estúdios Splitting Point Studios e Do Big Studios.
O jogo é um simulador de fazenda onde os jogadores começam com um pequeno terreno e acompanham o crescimento de flores, frutas e verduras.
É possível colher e vender os produtos para ganhar Sheckles, que servem para comprar sementes, equipamentos, ovos e itens decorativos.
Além disso, o jogo oferece missões e eventos sazonais que dão recompensas como sementes, pets e itens especiais. Steal a Brainrot também atrai uma grande quantidade de jogadores, com pico estimado de 15 milhões de usuários simultâneos.
Criado pelo usuário SpyderSammy em parceria com do_small e o estúdio Do Big Studios, o jogo funciona como uma espécie de tycoon.
O objetivo é roubar Brainrots de outros jogadores para ganhar dinheiro, que pode ser usado para adquirir ainda mais Brainrots.
Mas cuidado, outros jogadores também tentarão roubar os seus, então é preciso se proteger. No entanto, nem tudo são boas notícias.
Há algumas semanas, o estado da Louisiana, nos EUA, entrou com uma ação contra a Roblox Corporation, alegando que a plataforma se tornou um ambiente propício para predadores sexuais e que a empresa não aplica protocolos de segurança suficientes para proteger crianças.