Qualcomm e Meta se unem para trazer IA aos smartphones a partir de 2024

Imagem de: Qualcomm e Meta se unem para trazer IA aos smartphones a partir de 2024

A Inteligência Artificial (IA) se tornou o foco de praticamente todas as empresas de tecnologia e para agilizar os avanços neste campo, as big techs estão aderindo a colaboração com outras empresas de IA.

O exemplo mais icônico disso é a parceria entre a Microsoft e OpenAI. Agora, a Qualcomm anunciou uma parceria com a Meta, com a promessa de que os principais smartphones receberão suporte a IA a partir de 2024.

Essa colaboração entre a Qualcomm e a Meta, que trará o poderoso modelo de linguagem Llama 2 aos dispositivos móveis, pode revolucionar a indústria de smartphones.

A Qualcomm revelou que trabalhará com a Meta para implementar o suporte de IA nos principais smartphones do próximo ano, além de também estender essa capacidade aos PCs.

O suporte de IA local no dispositivo permitirá aos usuários desfrutar dos recursos sem depender da conexão com a Internet, o que torna os smartphones ainda mais versáteis.

No entanto, ainda não se sabe quais aplicativos oferecerá suporte a essa tecnologia. Ainda assim, a integração da IA aos smartphones pode trazer algumas novidades interessantes.

É claro que a IA já existe em telefones Android e iOS, mas atualmente essa tecnologia se limita apenas aos assistentes dos dispositivos. Essa integração possibilitará mais aplicativos desfrutarem do poder da IA.

Podemos supor que as possibilidades dos smartphones com IA serão ilimitadas e será algo que revolucionará a forma como as pessoas lidam com tarefas cotidianas.

Quanto aos smartphones que oferecerão suporte a essa funcionalidade, a Qualcomm afirmou que os principais modelos do próximo ano serão contemplados com essa tecnologia.

Isso significa que aparelhos como OnePlus 12, Galaxy S24 e os telefones da Xiaomi podem ser os primeiros dispositivos a terem acesso a esse recurso, posteriormente outros modelos também se juntarão à lista.

Outro detalhe importante é que a parceria entre Qualcomm e Meta tornará o Snapdragon 8 Gen 3 o primeiro chipset a trazer esse suporte de IA de forma real.

Dito isso, entra um questionamento sobre se esse novo chipset receberá um nome diferenciado, pois uma característica tão inovadora merece um destaque especial. Não é mesmo?

2024 está logo ali e, já sabemos que o OnePlus 12 chegará com o Snapdragon 8 Gen 3. Talvez este seja o primeiro dispositivo a trazer a IA integrada, teremos que aguardar mais um pouco para saber.

Via: Qualcomm