A Qualcomm anunciou um novo serviço chamado Snapdragon Satellite que permitirá enviar mensagens de texto via satélite em telefones Android que estiverem fora do alcance da rede de operadoras.
O novo recurso estará disponível em dispositivos com modems X70 da empresa e concorrerá com o Emergency SOS da Apple, que também permite o envio mensagens via satélite no iPhone quando não há sinal de rede.
Os primeiros telefones Android com este serviço de mensagens via satélite só devem aparecer no mercado a partir do segundo semestre de 2023. Muito provavelmente com os dispositivos equipados com Snapdragon 8 Gen 2.
Segundo a Qualcomm, os chipsets com modem X70 lançados antes da segunda metade do ano, "não possuem todo o hardware necessário para oferecer suporte à conectividade Snapdragon Satellite".
O Snapdragon Satellite da Qualcomm é o resultado de uma parceria da empresa com a Iridium, fabricante de telefones satelital de longa data.
Os telefones Android com Snapdragon Satellite poderão se conectar à rede de satélites da Iridium que funciona em 100% do globo para enviar mensagens de texto em situações de emergência e não emergenciais.
No entanto, como a maioria dos recursos oferecidos pelos produtos da Qualcomm, as fabricantes terão que implementar esta nova função em seus dispositivos individualmente.
Isso significa que alguns telefones Android que serão lançados com todo o hardware necessário para rodar o Snapdragon Satellite, podem não oferecer suporte a mensagens via satélite.
Como irá funcionar o Snapdragon Satellite da Qualcomm?
Embora ainda não saibamos exatamente como o Snapdragon Satellite irá funcionar na prática, a Qualcomm forneceu uma visão inicial desta tecnologia durante a CES 2023.
Em termos de funcionalidade, o Snapdragon Satellite é muito semelhante ao Emergency SOS da Apple, será necessário estar do lado de fora com uma visão clara do céu e sem redes disponíveis para usar o serviço.
Quando o recurso estiver ativado, uma mensagem na tela irá orientar o usuário com informações sobre para onde apontar o dispositivo para se conectar a um satélite.
Após estar conectado a um satélite, o dispositivo será capaz de enviar mensagens de texto para uma lista de contatos predefinida. Os contatos fora desta lista não poderão ser acionados.
De acordo com a Qualcomm, essa é uma medida para garantir que as redes de satélites não sejam inundadas com spam de mensagens de texto.
Uma outra limitação do Snapdragon Satellite é que ele suporta apenas mensagens com 140 bytes ou cerca de 160 caracteres, algo muito parecido com o SMS antigo. Também não será possível enviar fotos ou vídeos.
No futuro, a Qualcomm disse que planeja expandir o uso do Snapdragon Satellite para permitir mensagens de texto em situações não emergenciais.
Isso tornaria o serviço muito útil para quem possui familiares e amigos que moram em áreas fora do alcance de redes, pois isso permitiria manter contato por mensagens via satélite.
Porém, o envio de mensagens de texto não emergenciais provavelmente terá cobranças adicionais. A Qualcomm não disse quanto essas mensagens podem custar, mas presumiu que serão mais baratas que um SMS comum.
Por fim, o Snapdragon Satellite não permitirá chamadas. Ainda não há informações sobre quais dispositivos podem apresentar esses recursos.
Por enquanto, apenas a Samsung disse estar pronta para oferecer serviços via satélite em seus telefones a partir do segundo semestre deste ano, provavelmente com o lançamento do Galaxy S23.
Nos próximo meses, poderemos ter mais informações sobre quais dispositivos oferecerão suporte ao Snapdragon Satellite da Qualcomm.
Via: Engadget