Segundo rumores que estão circulando na internet, a Sony está preparando uma grande melhoria para o sistema de upscaling com inteligência artificial do PlayStation 5 Pro, chamado PSSR.
A nova versão, que pode ou não se chamar PSSR 2, virá para elevar a qualidade gráfica dos jogos e oferecer mais desempenho, mesmo em resoluções altíssimas como 4K e até 8K.
Quem revelou essa novidade foi o canal Moore's Law is Dead no YouTube, que já acertou várias informações sobre o PS5 Pro no passado.
De acordo com ele, a Sony está treinando uma nova rede neural mais leve e rápida para fazer o trabalho de upscaling, ou seja, transformar uma imagem de baixa resolução em algo com aparência muito melhor.
- Leia também: Sony revela desmontagem do PlayStation 5 Pro
Isso quer dizer que mesmo que o jogo rode em uma resolução mais baixa, ele vai parecer bem mais bonito na TV, sem travamentos ou perda de qualidade. Atualmente, o PSSR original precisa que o jogo tenha pelo menos 864p de resolução base pra funcionar.
Isso é bem alto comparado com tecnologias como o DLSS da NVIDIA, por exemplo, que já consegue fazer milagre mesmo partindo de resoluções bem menores. A nova versão do PSSR mudará isso, melhorando a imagem mesmo quando o ponto de partida for mais baixo.
Na prática, isso significa que os jogos do PS5 Pro vão poder rodar com gráficos ainda mais bonitos, mais fluidos e com mais opções de resolução e taxa de quadros (FPS).
Um dos maiores objetivos da Sony com essa atualização é permitir que os jogos rodem em 4K a 120 FPS de forma estável, e até em 8K a 60 FPS.
Atualmente, tem jogo que até chega perto desses números, mas muitos ficam travados na faixa dos 70 a 80 FPS — o novo PSSR pode dar esse empurrão que falta.
Além disso, o sistema vai passar a oferecer suporte estável para resoluções como 1440p e 1080p rodando a 120 FPS cravados, algo que a versão atual ainda não faz direito, já que ela foca basicamente no 4K.
Outra novidade importante é que a Sony também está trabalhando para melhorar a imagem de jogos que não usam o PSSR tradicional.
Nesses casos, uma outra tecnologia chamada MFSR (nome interno dado ao novo tipo de upscaling) vai funcionar como alternativa ao famoso TAA, que muitos jogos usam hoje, oferecendo uma imagem mais limpa e nítida.
Porém, mesmo com todas as promessas da geração atual, a verdade é que o PSSR ainda não convenceu todo mundo. Os resultados ainda são meio instáveis, tem jogo que fica lindo, mas tem outros que não ganham quase nada.
Por isso, faz todo sentido a Sony estar se mexendo pra lançar uma nova versão mais eficiente, já pensando não só no PlayStation 5 Pro, mas também nas próximas gerações — como o PlayStation 6, que provavelmente vai usar essa tecnologia também.
Essa mudança pode trazer vários benefícios para quem joga com a melhor qualidade de imagem, mesmo em TVs Full HD ou 4K e jogos mais suaves, com taxa de quadros mais alta.
Além disso, trará maior variedade de resoluções suportadas, o que ajuda quem não tem a TV mais moderna do mundo. Essa tecnologia também poderá ser aproveitada em outros consoles e atualizações futuras.
Agora, é torcer para que essa nova versão do PSSR chegue logo e realmente entregue tudo o que está sendo prometido. Se tudo der certo, a experiência de jogar no PS5 Pro pode ficar ainda melhor do que já é.