Os preços dos dispositivos de armazenamento SSD e HDD estão previstos para disparar, com dois grandes fabricantes, Western Digital e Seagate, antecipando um aumento na demanda.
Isso está associado à recuperação dos mercados que tentam recuperar seus lucros perdidos devido ao crescimento financeiro adverso nos últimos trimestres.
Com a pandemia de COVID-19 e a subsequente diminuição da demanda do consumidor, as empresas viram níveis massivos de estoque, e as correções necessárias exigiram vendas com prejuízo.
Agora, com o hype da IA nos mercados e os ciclos de atualização dos consumidores, a indústria de armazenamento finalmente está mostrando alguma esperança para as empresas.
Segundo a TrendForce, a WD e a Seagate comunicaram seus parceiros de varejo para implementar um grande aumento de preço em discos rígidos mecânicos e de estado sólido.
Preços dos SSDs devem aumentar 50% em 2024
Anteriormente, a TrendForce havia dito que poderíamos esperar um aumento de 25% no preço dos dispositivos de armazenamento, incluindo SSDs mainstream e profissionais, além de HDDs.
Para atingir um nível de preço ótimo, um aumento de 40% no próximo período é necessário, o que significa que podemos testemunhar um incremento cumulativo de 65% se levarmos em conta as etiquetas de preço modernas.
Esse é o caminho que os mercados seguirão a longo prazo e, de certa forma, é um movimento saudável, mas prejudicará os consumidores.
Se você está procurando por um dispositivo de armazenamento, provavelmente agora é a hora certa para adquirir um, já que esperar mais pode não ser proveitoso nessas condições.
Com base em pesquisas recentes, os preços dos SSDs devem aumentar 50% em 2024. Grandes fornecedores como Samsung, Kioxia, SK Hynix e Micron estão enfrentando a necessidade de aumentar os preços para alcançar uma faixa de lucro.
Essa mudança pode resultar em aumentos de até 50% nos preços de NAND Flash a curto prazo, impactando diretamente os valores dos SSDs ao longo do ano.