Preços de SSD e HDD podem disparar em breve

Imagem de: Preços de SSD e HDD podem disparar em breve

Os preços dos dispositivos de armazenamento SSD e HDD estão previstos para disparar, com dois grandes fabricantes, Western Digital e Seagate, antecipando um aumento na demanda.

Isso está associado à recuperação dos mercados que tentam recuperar seus lucros perdidos devido ao crescimento financeiro adverso nos últimos trimestres.

Com a pandemia de COVID-19 e a subsequente diminuição da demanda do consumidor, as empresas viram níveis massivos de estoque, e as correções necessárias exigiram vendas com prejuízo.

Agora, com o hype da IA nos mercados e os ciclos de atualização dos consumidores, a indústria de armazenamento finalmente está mostrando alguma esperança para as empresas.

Segundo a TrendForce, a WD e a Seagate comunicaram seus parceiros de varejo para implementar um grande aumento de preço em discos rígidos mecânicos e de estado sólido.

Preços dos SSDs devem aumentar 50% em 2024

Anteriormente, a TrendForce havia dito que poderíamos esperar um aumento de 25% no preço dos dispositivos de armazenamento, incluindo SSDs mainstream e profissionais, além de HDDs.

Para atingir um nível de preço ótimo, um aumento de 40% no próximo período é necessário, o que significa que podemos testemunhar um incremento cumulativo de 65% se levarmos em conta as etiquetas de preço modernas.

Esse é o caminho que os mercados seguirão a longo prazo e, de certa forma, é um movimento saudável, mas prejudicará os consumidores.

Se você está procurando por um dispositivo de armazenamento, provavelmente agora é a hora certa para adquirir um, já que esperar mais pode não ser proveitoso nessas condições.

Com base em pesquisas recentes, os preços dos SSDs devem aumentar 50% em 2024. Grandes fornecedores como Samsung, Kioxia, SK Hynix e Micron estão enfrentando a necessidade de aumentar os preços para alcançar uma faixa de lucro.

Essa mudança pode resultar em aumentos de até 50% nos preços de NAND Flash a curto prazo, impactando diretamente os valores dos SSDs ao longo do ano.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.