A Intel está se preparando para lançar sua próxima geração de placas de vídeo Arc, baseada na arquitetura de GPU Xe2, codinome Battlemage.
Recentemente, uma dessas placas foi detectada em um registro GFX DRM, confirmando várias especificações importantes, incluindo a contagem de núcleos Xe2.
As placas de vídeo da linha Arc Battlemage, baseadas na arquitetura Xe2, estão em fase de testes avançados, indicando que o lançamento está cada vez mais próximo.
Esta nova série chegará para continuar o legado deixado pela Alchemist, com melhorias expressivas em desempenho e novos recursos.
Entre as inovações, há mecanismos aprimorados de rastreamento de raios e XMX, além de um aumento de 50% no desempenho gráfico.
Segundo fontes confiáveis, a Intel planeja lançar essa nova linha ainda este ano, e os primeiros indícios de testes mostram que a empresa está comprometida em entregar uma solução robusta para o mercado de GPUs.
Essa nova geração também deverá ser vista em futuros SOCs Lunar Lake, equipados com iGPUs Xe2. A placa de vídeo Arc Battlemage identificada no registro utiliza o ID de dispositivo "e20b" e estava operando na versão de exibição 14.01.
Esta amostra específica foi identificada como uma unidade Xe2-HPG, com um chip que apresenta até 24 núcleos Xe2.
As frequências registradas foram de 1500 MHz e 1800 MHz, o que sugere que esses valores correspondem aos clocks base e boost, similar ao que foi observado na GPU Arc A770, que possui uma diferença de 300 MHz entre os dois modos.
No que diz respeito à memória, a Arc Battlemage conta com seis canais DRAM, resultando em um total de 192 bits e 12 GB de VRAM, utilizando módulos GDDR6 com clock de 19 Gbps.
Essa configuração é uma melhoria em relação às GPUs Arc Alchemist, que operavam com 17,5 Gbps, mas possuíam uma interface de barramento mais ampla de 256 bits.
Além disso, a Intel planeja lançar variantes com 16 GB de VRAM e 256 bits, que deverão atingir uma largura de banda de até 608 GB/s, uma melhoria de 9% na largura de banda total.
Ainda não há uma data exata para o lançamento oficial, mas as expectativas giram em torno do final de 2024, durante um evento que a Intel deverá organizar, já que seu Innovation 2024 foi adiado para 2025.