Pesquisa do Google está piorando e o SEO é o culpado

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Você já teve a impressão de que os resultados de pesquisa do Google estão ficando cada vez piores? Se sim, você não está sozinho.

Um novo estudo realizado por pesquisadores alemães sugere que um aumento no conteúdo de baixa qualidade e no spam de SEO tem prejudicado a qualidade dos resultados de pesquisa.

O estudo, intitulado "O Google está piorando?", analisou os resultados de pesquisa do Google, Bing e DuckDuckGo para 7.392 consultas de avaliação de produtos ao longo de um ano.

O objetivo era ver como o conteúdo é otimizado artificialmente para ser classificado mais alto nos resultados de pesquisa e obter mais cliques.

Os pesquisadores descobriram que uma enxurrada de conteúdo de baixa qualidade, especialmente para pesquisa de produtos, afogou qualquer tipo de informação útil nos resultados de pesquisa.

Além disso, a maioria das avaliações de produtos de alta classificação encontradas em resposta a essas consultas nas páginas de resultados eram "puro spam de avaliação de produtos de SEO".

Esse fato é atribuído à ocorrência de marketing de afiliados, onde sites usam avaliações e resumos de produtos para gerar receita por meio de links especiais que direcionam para varejistas como Amazon, Best Buy e Walmart.

"Nossas descobertas sugerem que todos os motores de busca têm problemas significativos com conteúdo altamente otimizado (afiliado) - mais do que é representativo para toda a web de acordo com um sistema de recuperação de base no ClueWeb22. Focando no gênero de avaliação de produtos, descobrimos que apenas uma pequena parte das avaliações de produtos na web usa marketing de afiliados, mas a maioria de todos os resultados de pesquisa faz", observou o estudo.

A equipe de pesquisa concluiu que a queda na qualidade do Google se deve às técnicas de SEO manipuladoras que os sites usam para obter classificações mais altas no Google. A entidade referente recebe uma comissão por cliques ou compras resultantes do encaminhamento.

"O SEO é uma batalha constante e vemos padrões repetidos de spam de avaliação entrando e saindo dos resultados à medida que os motores de busca e os engenheiros de SEO se revezam ajustando seus parâmetros", escreveram os pesquisadores.

Em outras palavras, eles escrevem, "os motores de busca parecem perder o jogo de gato e rato que é o spam de SEO". O estudo constatou que o Google se saiu significativamente melhor do que o Bing e o DuckDuckGo e que seus resultados de pesquisa melhoraram ao longo do estudo, apesar da gravidade do problema.

No entanto, um porta-voz do Google defendeu a empresa dizendo que a pesquisa não captura o quadro completo do desempenho geral do Google, pois se concentra apenas em um conjunto estreito de consultas - ou seja, pesquisa de produtos.

"Este estudo específico olhou de forma restrita para o conteúdo de avaliação de produtos, e ele não reflete a qualidade e a utilidade geral da Pesquisa para os bilhões de consultas que vemos todos os dias", disse um porta-voz do Google.

"Lançamos melhorias específicas para resolver esses problemas - e o próprio estudo aponta que o Google melhorou no ano passado e está se saindo melhor do que outros motores de busca."

O problema é que isso não parece que vai melhorar tão cedo. O estudo aponta sites gerados por IA uma ou duas vezes, mas isso foi apenas no ano passado. O elefante na sala é que a IA está começando a ser capaz de automatizar completamente os processos de spam de SEO.

Algumas fazendas de conteúdo de IA podem escanear um site escrito por humanos, usá-lo como "dados de treinamento", reescrevê-lo levemente e depois afastar os humanos reais com táticas de SEO mais agressivas.

Já há pessoas se gabando de fazer "roubos de SEO" alimentados por IA no Twitter. O New York Times está processando a OpenAI por violação de direitos autorais, e uma ação coletiva para editoras de livros chama ChatGPT e LLaMA de "plagiadores de nível industrial".

Os artistas estão na mesma situação por causa de ferramentas como Midjourney e Stable Diffusion. A maioria dos sites não tem capacidade jurídica para enfrentar uma onda infinita de sites de spam automatizados habilitados por essas ferramentas.

A política do Google é não penalizar o conteúdo gerado por IA em seus resultados de pesquisa. No entanto, isso pode ser prejudicial para a qualidade e a confiabilidade da informação na web.

O Google precisa punir o spam de SEO na era da IA, ou corre o risco de perder a confiança dos usuários e a relevância dos criadores de conteúdo de qualidade.

Via: Arstechnica, 9to5mac, Gizmodo