NVIDIA Reflex 2 "não oficial" funciona em todas as GPUs RTX, até nas RTX 20

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A tecnologia NVIDIA Reflex 2 ainda não chamou muita atenção, principalmente porque quase não aparece em jogos. Ela foi lançada em janeiro, mas poucos estúdios colocaram o recurso nos seus títulos.

O foco dessa tecnologia é jogos competitivos rápidos, como Valorant e The Finals. Em produções maiores até existe suporte, como Dying Light: The Beast, mas o Reflex 2 é mais útil em games de eSports onde cada milissegundo conta.

E aí vem a surpresa, um modder descobriu que o Reflex 2 já estava dentro do jogo The Finals no ano passado, por volta de maio de 2024, só que desativado.

O modder conhecido como Pure Dark pegou o arquivo nvngx_ratewarp.dll — que teria vazado durante o teste público de ARC Raiders — e, depois de estudar o código, criou uma Tech Demo que ativa o Reflex 2 até em placas antigas da linha RTX.

Reflex 2 demo
Crédito da imagem: PureDark

A própria NVIDIA disse que o Reflex 2 funciona oficialmente apenas na série GeForce RTX 50. Mas o modder mostrou que a Tech Demo roda também em placas RTX 20.

O site DSO Gaming confirmou o funcionamento até na série RTX 30, o que mostra que deve funcionar igualmente na RTX 40. Ou seja, os donos de placas das três gerações anteriores podem usar o Reflex 2 sem problemas.

NVIDIA Reflex 2

Para quem não sabe, o Reflex 2 traz um recurso chamado Frame Warp, que serve para cortar a latência e deixar os comandos mais rápidos. A latência é aquele mini atraso entre você mexer o mouse e a imagem responder na tela.

O Frame Warp ajusta o quadro que já foi renderizado pela GPU com a informação mais recente de câmera ou mira vinda da CPU, antes da imagem aparecer. O resultado é mais precisão e sensação de resposta instantânea.

O pessoal do DSO Gaming comenta que o efeito fica excelente quando o jogo passa dos 100 FPS. Nessa taxa, o movimento entre um quadro e outro é pequeno, então a "dobra" do Frame Warp funciona bonito.

Já quando a taxa cai para algo como 30 a 60 FPS, começam a aparecer falhas visuais, porque a diferença entre os quadros é maior e mais difícil de corrigir.

Ainda não dá para saber se existe alguma diferença na estabilidade visual entre rodar o Reflex 2 em uma GPU RTX 50 ou em modelos antigos. Mesmo assim, é animador ver a tecnologia funcionando em placas de gerações passadas.

Não há qualquer confirmação se a NVIDIA pretende liberar o Reflex 2 oficialmente para GPUs anteriores à linha RTX 50, então por enquanto isso fica no campo do "não oficial".

O que ficou evidente é que o potencial é enorme. Se a tecnologia estiver acessível a mais jogadores, a experiência em títulos competitivos pode melhorar bastante sem exigir um upgrade caro.