NVIDIA Reflex 2 "não oficial" funciona em todas as GPUs RTX, até nas RTX 20

Imagem de: NVIDIA Reflex 2 "não oficial" funciona em todas as GPUs RTX, até nas RTX 20

A tecnologia NVIDIA Reflex 2 ainda não chamou muita atenção, principalmente porque quase não aparece em jogos. Ela foi lançada em janeiro, mas poucos estúdios colocaram o recurso nos seus títulos.

O foco dessa tecnologia é jogos competitivos rápidos, como Valorant e The Finals. Em produções maiores até existe suporte, como Dying Light: The Beast, mas o Reflex 2 é mais útil em games de eSports onde cada milissegundo conta.

E aí vem a surpresa, um modder descobriu que o Reflex 2 já estava dentro do jogo The Finals no ano passado, por volta de maio de 2024, só que desativado.

O modder conhecido como Pure Dark pegou o arquivo nvngx_ratewarp.dll — que teria vazado durante o teste público de ARC Raiders — e, depois de estudar o código, criou uma Tech Demo que ativa o Reflex 2 até em placas antigas da linha RTX.

Reflex 2 demo
Crédito da imagem: PureDark

A própria NVIDIA disse que o Reflex 2 funciona oficialmente apenas na série GeForce RTX 50. Mas o modder mostrou que a Tech Demo roda também em placas RTX 20.

O site DSO Gaming confirmou o funcionamento até na série RTX 30, o que mostra que deve funcionar igualmente na RTX 40. Ou seja, os donos de placas das três gerações anteriores podem usar o Reflex 2 sem problemas.

NVIDIA Reflex 2

Para quem não sabe, o Reflex 2 traz um recurso chamado Frame Warp, que serve para cortar a latência e deixar os comandos mais rápidos. A latência é aquele mini atraso entre você mexer o mouse e a imagem responder na tela.

O Frame Warp ajusta o quadro que já foi renderizado pela GPU com a informação mais recente de câmera ou mira vinda da CPU, antes da imagem aparecer. O resultado é mais precisão e sensação de resposta instantânea.

O pessoal do DSO Gaming comenta que o efeito fica excelente quando o jogo passa dos 100 FPS. Nessa taxa, o movimento entre um quadro e outro é pequeno, então a "dobra" do Frame Warp funciona bonito.

Já quando a taxa cai para algo como 30 a 60 FPS, começam a aparecer falhas visuais, porque a diferença entre os quadros é maior e mais difícil de corrigir.

Ainda não dá para saber se existe alguma diferença na estabilidade visual entre rodar o Reflex 2 em uma GPU RTX 50 ou em modelos antigos. Mesmo assim, é animador ver a tecnologia funcionando em placas de gerações passadas.

Não há qualquer confirmação se a NVIDIA pretende liberar o Reflex 2 oficialmente para GPUs anteriores à linha RTX 50, então por enquanto isso fica no campo do "não oficial".

O que ficou evidente é que o potencial é enorme. Se a tecnologia estiver acessível a mais jogadores, a experiência em títulos competitivos pode melhorar bastante sem exigir um upgrade caro.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.