O NVIDIA Reflex 2 é a mais nova versão de uma tecnologia reconhecida por sua eficiência em reduzir a latência em jogos. Presente em mais de 100 títulos, essa nova versão alcança uma redução de até 75% na latência.
Anunciado oficialmente durante a CES 2025, o NVIDIA Reflex 2 combina o já consolidado modo Reflex Low Latency com a tecnologia Frame Warp.
Essa novidade faz com que o quadro renderizado seja atualizado com base na entrada mais recente do jogador antes de ser exibido na tela.
Com essa abordagem os comandos realizados pelo jogador são traduzidos para ações no jogo com extrema rapidez e precisão, minimizando o atraso entre o clique e a resposta visual.
Essa tecnologia foi desenvolvida com base em um estudo realizado pela equipe de pesquisa de eSports da NVIDIA há cerca de quatro anos.
O estudo mostrou que atualizar quadros com informações de entrada mais recentes melhora muito o desempenho em tarefas como mirar e rastrear alvos.
O Frame Warp utiliza essas descobertas para deslocar ou distorcer quadros existentes, antecipando resultados de ações do jogador com maior eficiência.
Como o Frame Warp funciona?
A magia do Frame Warp está em como ele processa os dados. Enquanto a GPU renderiza o quadro atual, a CPU já calcula a posição futura da câmera com base nos comandos do jogador.
Com essas informações, o Frame Warp ajusta o quadro renderizado para a nova posição da câmera, isso garante que o resultado mais recente da ação seja exibido na tela no menor tempo possível.
Para resolver problemas visuais, como pequenos buracos que podem surgir na imagem devido à diferença entre a nova posição da câmera e os dados antigos, a NVIDIA desenvolveu um algoritmo de renderização preditiva otimizada para latência.
Esse algoritmo usa informações de quadros anteriores para preencher lacunas com precisão, criando uma imagem fluida, sem artefatos visuais, para que os jogadores tenham a menor latência possível.
Os resultados dos testes
Os benefícios do NVIDIA Reflex 2 já foram demonstrados em jogos como The Finals, desenvolvido pelo Embark Studio, e VALORANT, ambos foram os primeiros a receber suporte a essa nova tecnologia.
Em The Finals, usando uma GPU RTX 5070 em resolução 4K e configurações máximas, a latência foi reduzida de 56 ms para 27 ms com o Reflex 1, e para impressionantes 14 ms com o Reflex 2.
No caso de VALORANT, onde a alta taxa de quadros é fundamental, o Reflex 2 alcança latências médias abaixo de 3 ms em GPUs como a RTX 5090, que pode renderizar o jogo a mais de 800 FPS.
Esses números representam uma revolução para jogadores que buscam máxima precisão e tempo de resposta em partidas competitivas.
Disponibilidade e suporte futuro
O NVIDIA Reflex 2 será lançado junto com a nova linha de GPUs da série GeForce RTX 50. Apesar de ser inicialmente focada nesta geração, a tecnologia também será compatível com outras GPUs RTX em atualizações futuras para que mais jogadores possam usufruir das vantagens dessa inovação.
Para saber mais informações e outros detalhes sobre a tecnologia Reflex 2 e seu funcionamento acesse o site oficial da NVIDIA.