Nvidia está sendo processada pela aquisição da Arm

Imagem de: Nvidia está sendo processada pela aquisição da Arm

A Nvidia está trabalhando em mais uma aquisição, desta vez, a empresa multinacional americana está comprando a Arm Holdings (Arm), uma empresa britânica de design de chipset por US $ 40 bilhões.

No entanto, o negócio enfrentará um novo obstáculo, o órgão Regulador Comercial dos EUA "US Federal Trade Commission (FTC)", anunciou hoje (3) a abertura de um processo para impedir a fusão das empresas.

O processo surge em meio a preocupações de empresas rivais como Google, Microsoft e Qualcomm que afirmam que as empresas combinadas "sufocariam as tecnologias concorrentes de próxima geração"

Além disso, a FTC acredita que a Nvidia teria uma vantagem injusta no acesso a informações confidenciais sobre rivais como Qualcomm, Samsung e Apple, já que essas empresas contam com designs de chips licenciados pela Arm.

"A FTC está processando para bloquear a maior fusão de chips semicondutores da história para evitar que um conglomerado de chips sufoque o fluxo de inovação para tecnologias de próxima geração", disse a diretora do FTC Bureau of Competition, Holly Vedov, em comunicado ao The Verge.

"As tecnologias de amanhã dependem da preservação dos atuais mercados competitivos de chips de ponta. Este acordo proposto distorceria os incentivos da Arm nos mercados de chips e permitiria à empresa combinada minar injustamente os rivais da Nvidia. O processo da FTC deve enviar um forte sinal de que agiremos agressivamente para proteger nossos mercados de infraestrutura crítica de fusões verticais ilegais que têm efeitos de longo alcance e prejudiciais em inovações futuras", acrescentou.

Mas, a Nvidia prometeu manter o modelo de licenciamento atual da Arm em aberto, que oferta projetos de semicondutores para várias empresas, incluindo Apple, Samsung, Qualcomm, Amazon e muitas outras.

Inicialmente, acreditava-se que a fusão Nvidia-Arm iria levar 18 meses para ser concluída ou que chegaria no máximo até março de 2022, mas parece que não será o caso agora.

Isso por que o julgamento administrativo do processo deve começar apenas em 9 de agosto de 2022. Até lá, ainda há muito tempo para aparecer novos processos.

Mas, a Nvidia continua reiterando suas declarações de que continuará "trabalhando para demonstrar que esta transação beneficiará a indústria e promoverá uma boa concorrência".

A Nvidia também restabeleceu seus planos de manter o modelo de licença aberta da Arm, que ela argumenta que criará mais oportunidades para todas as empresas que usam designs licenciados pela Arm.

Via: The Verge