A NVIDIA está passando por um período conturbado no mercado de ações, com suas ações oscilando após os lucros positivos da AMD.
Agora, a empresa está sendo investigada pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) por supostas práticas anticompetitivas em seus produtos de inteligência artificial (IA).
As GPUs da NVIDIA são vistas como líderes no setor de cargas de trabalho de IA, o que levou suas ações a baterem recordes em 2024.
De acordo com um relatório do WccfTech, o DOJ está examinando se a NVIDIA está usando sua posição dominante no mercado para influenciar barganhas com clientes de forma injusta.
Como parte dessa investigação, o DOJ solicitou comentários de concorrentes da NVIDIA, como a AMD e startups de design de chips. Segundo um relatório do The Information, a NVIDIA pode estar envolvida em práticas como:
- Ameaçar clientes que compram produtos de IA de concorrentes.
- Adquirir startups para aumentar sua influência na indústria de IA.
- Agrupar produtos, como cabos de rede, com suas GPUs de IA.
- Aumentar preços das GPUs ou reter estoque de clientes que também compram de concorrentes.
A principal rival da NVIDIA em aceleradores de IA é a AMD, que já está enviando seus produtos em grande escala.
Já a Intel, outra concorrente, ainda não enviou seu acelerador Gaudi em volume, mas espera-se que isso ocorra ainda este ano.
Resposta da NVIDIA
A NVIDIA defende suas práticas afirmando que seus investimentos e inovações em IA são feitos de acordo com a lei e oferecem aos clientes a liberdade de escolher seus fornecedores de GPU.
"Competimos com base em décadas de investimento e inovação, cumprindo escrupulosamente todas as leis, tornando a NVIDIA disponível abertamente em todas as nuvens e no local para todas as empresas e garantindo que os clientes possam escolher a melhor solução para eles", declarou a empresa ao SeekingAlpha.
O Time Verde também está sendo investigado por práticas abusivas de preço
Outra parte da investigação do DOJ se concentra nos preços dos equipamentos de rede. O relatório do The Information sugere que a NVIDIA pode estar cobrando preços mais altos por esses equipamentos se os clientes comprarem GPUs de IA de rivais.
Além disso, a NVIDIA está sendo investigada por sua aquisição da startup israelense de software de IA conhecida como Run.
O DOJ está verificando se essa aquisição visa construir uma vantagem injusta na indústria, já que o software de virtualização da Run pode reduzir o número de GPUs necessárias para executar cargas de trabalho de IA.
A virtualização permite que um chip imite a funcionalidade de outro chip separado, o que é crítico para a indústria de IA.
A NVIDIA respondeu ao Politico, destacando que "vence por mérito, conforme refletido em nossos resultados de benchmark e valor para os clientes" e que continuará a apoiar inovadores em todos os setores e mercados, fornecendo qualquer informação que os reguladores precisem.