NVIDIA atualiza kit de ferramentas RTX Remix com novos recursos

Imagem de: NVIDIA atualiza kit de ferramentas RTX Remix com novos recursos

A plataforma RTX Remix da NVIDIA que permite aos modders criar remasterizações de jogos clássicos com tecnologias RTX, como ray tracing e DLSS 3, recebeu uma atualização com muitos novos recursos.

O kit de ferramentas RTX Remix foi desenvolvido no NVIDIA Omniverse para facilitar a captura, o aprimoramento e a substituição de assets dos jogos, além de oferecer ferramentas de inteligência artificial para gerar texturas de alta qualidade.

Recentemente, a NVIDIA lançou uma nova versão do RTX Remix, que traz vários recursos solicitados pela comunidade modding, visando melhorar a a experiência dos usuários. Entre as novidades, estão:

  • Verificação da existência de uma camada mod.usda de nível superior no projeto, que é essencial para o funcionamento do RTX Remix. Caso a camada esteja faltando, os modders serão alertados e orientados a corrigir o problema.
  • Manutenção das seleções de camadas específicas do projeto após o fechamento e a reabertura do mesmo, permitindo um fluxo de trabalho mais fluido e contínuo.
  • Detecção automática e correção de camadas incorretas como alvos de edição, evitando erros e inconsistências. Um aviso na janela de visualização também será exibido para informar os modders sobre a alteração.
  • Funcionalidade aprimorada para duplicar, copiar e colar luzes na árvore de seleção, facilitando a criação e a organização de cenários iluminados com ray tracing.
  • Capacidade de copiar e colar atributos em assets, incluindo posição, rotação, escala e propriedades de materiais, agilizando o ajuste e a personalização dos elementos do jogo.
  • Adição de uma verificação de hardware para identificar GPUs não suportadas pelo RTX Remix, visando mitigar travamentos e problemas críticos encontrados pelos modders. O RTX Remix requer uma GPU NVIDIA RTX série 20 ou superior para funcionar adequadamente.
  • Compatibilidade expandida das ferramentas de textura RTX Remix para incluir arquivos JPEG, além dos formatos PNG e TGA já suportados. As ferramentas de textura RTX Remix usam inteligência artificial para analisar e melhorar as texturas de baixa resolução dos jogos clássicos, gerando materiais fisicamente precisos e aumentando a resolução em até 4 vezes.
  • Introdução de modos de inferência nas ferramentas de textura RTX Remix, oferecendo uma escolha entre velocidade e otimização de qualidade. O modo de velocidade prioriza o tempo de processamento, enquanto o modo de qualidade prioriza o resultado final.
  • Inclusão da versão mais recente do RTX Remix Runtime (v. 0.4.1) com esta atualização. O RTX Remix Runtime é o componente responsável por substituir dinamicamente os assets originais pelos assets modificados na reprodução do jogo, além de injetar as tecnologias RTX, como ray tracing, DLSS 3 e Reflex. O RTX Remix Runtime também permite que os modders ajustem os mods rapidamente em tempo real com o overlay do jogo e capturem os assets do jogo através da aplicação para criador do RTX Remix. O RTX Remix Runtime é de código aberto no GitHub para a comunidade modding contribuir.
  • Redesenho da funcionalidade de escala das luzes, que não funcionava corretamente na versão anterior do RTX Remix. Agora, os modders podem modelar suas luzes de diferentes formas, alterando os fatores de escala XYZ. A manipulação da escala das luzes será aplicada multiplicativamente ao raio dessa luz.
    • Para luzes cilíndricas e esféricas, o número que for maior na escala XYZ multiplicará o raio.
    • Para luzes de disco, a modelagem é controlada pelos fatores de escala X e Z.
    • Para luzes retangulares, a modelagem é controlada pelos fatores X e Z. Fatores de escala Y não têm efeito.

O RTX Remix foi lançado oficialmente no final de janeiro e está disponível para download através do inicializador Omniverse.

Os modders já estão trabalhando arduamente para remasterizar jogos antigos de PC, mas pode levar algum tempo até que vejamos algo jogável do início ao fim, sem bugs ou falhas.

Alguns exemplos de projetos em andamento são Half-Life 2 RTX, Portal Prelude RTX e Need for Speed Underground 2 RTX.