Nos últimos dias, um boato começou a circular na internet de que a Nintendo teria usado imagens geradas por inteligência artificial (IA) no novo Mario Kart World.
A empresa japonesa, que normalmente não entra em discussões online, decidiu se pronunciar diretamente sobre o assunto e acabou esclarecendo as coisas.
Durante uma apresentação chamada Nintendo Treehouse, que mostrou um pouco mais do novo jogo de corrida do Mario, algumas pessoas notaram imagens estranhas nos painéis de fundo das pistas.
Três delas chamaram mais atenção: uma ponte com aparência meio esquisita, um arranha-céu sendo construído e um carro com janelas exageradas.
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Tudo isso fez muita gente pensar que essas artes poderiam ter sido feitas com IA. Mas, segundo a própria Nintendo, essa suspeita não tem nada de verdade.
Em uma declaração enviada ao site Eurogamer, um porta-voz da Nintendo foi direto ao ponto: "Imagens geradas por IA não foram usadas no desenvolvimento de Mario Kart World."
Ou seja, todo o conteúdo visual do jogo, inclusive os painéis que aparecem nas pistas, foi criado por pessoas — artistas de verdade — e não por máquinas.
Essa resposta curta e objetiva serviu para acabar com as especulações, mas o assunto ainda levantou debates sobre o uso da inteligência artificial nos games e como identificar esse tipo de conteúdo.
O que pode ter acontecido, então?
Mesmo com a Nintendo negando, as imagens que causaram dúvida ainda parecem um pouco "estranhas" para alguns jogadores. Mas há uma explicação, o jogo ainda está em fase de finalização, e esses painéis podem não ser versões definitivas.
É comum que durante as apresentações prévias dos games, algumas artes usadas nos cenários sejam apenas placeholders — ou seja, imagens temporárias que são trocadas antes do lançamento oficial.
Além disso, a Nintendo costuma fazer muitos ajustes até o último momento. Isso quer dizer que tudo o que aparece nas apresentações pode mudar até o jogo ser lançado oficialmente junto com o Nintendo Switch 2, no dia 5 de junho.
Talvez essas imagens tenham sido colocadas ali só para preencher espaço por enquanto, ou simplesmente ainda não foram totalmente finalizadas pelos artistas da equipe.
E se não for nada disso?
Tem uma possibilidade ainda mais simples, talvez essas imagens só não estejam muito boas mesmo. Nem toda arte em um jogo precisa ser perfeita, e pode acontecer de alguma coisa sair abaixo do esperado.
Afinal, os desenvolvedores também são humanos, e nem sempre cada detalhe recebe o mesmo cuidado visual — principalmente quando se trata de elementos de fundo que a maioria dos jogadores nem percebe durante uma corrida.
Mesmo que o uso de IA na criação de jogos seja um tema atual e relevante, espalhar informações erradas pode causar confusão desnecessária. É por isso que a resposta da Nintendo foi importante.
Além de proteger o trabalho dos artistas envolvidos no jogo, a empresa mostra que ainda valoriza a criação humana nos seus projetos — algo que muitos fãs apreciam e defendem.
Com o lançamento de Mario Kart World cada vez mais próximo, é bem provável que a versão final do jogo traga mudanças nesses detalhes visuais.
O que vimos na apresentação pode ser só uma prévia, e os famosos painéis polêmicos talvez nem estejam lá na edição final. De qualquer forma, a Nintendo já esclareceu que não usou IA nas pistas do Mario Kart.