A Nintendo tinha comentado no último relatório financeiro que buscava expandir sua própria estrutura interna comprando mais estúdios. E não demorou muito para isso acontecer.
Recentemente, a empresa divulgou um comunicado informando que fechou um acordo para assumir o controle da Bandai Namco Studios Singapore, que até então fazia parte da Bandai Namco.
Esse estúdio vinha atuando como apoio em vários projetos, incluindo Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival, Soul Calibur VI, Ace Combat 7: Skies Unknown e Splatoon 3. Pelo jeito, o envolvimento no último título foi decisivo, como a própria Nintendo explicou no anúncio:
"A BNSS contribuiu para o desenvolvimento de títulos da Nintendo, incluindo a série Splatoon, e mantém uma relação comercial ativa com a Nintendo. Considerando esse histórico, a Nintendo decidiu adquirir ações da BNSS para fortalecer a estrutura de desenvolvimento do Grupo Nintendo."
Splatoon 3 chegou às lojas em setembro de 2022 e recebeu avaliações geralmente positivas. O crítico Nathan Birch, por exemplo, deu nota 7,5 de 10, afirmando que Splatoon 3 pode ser a melhor entrada da série até agora, com ajustes legais de jogabilidade, armas novas, um modo história mais amplo e bem polido, além de mais conteúdo no lançamento que os anteriores.
Mesmo assim, é uma sequência muito evolutiva, tão iterativa quanto vários shooters dos quais tenta ser alternativa. Depois de cinco anos longe, isso talvez não agrade todo mundo.
Apesar disso, o público abraçou o jogo com força. O título já passou de 12 milhões de cópias vendidas, se tornando o game da franquia com venda mais rápida até hoje.
A compra será feita em duas etapas: em 1º de abril de 2026, a Nintendo vai assumir 80% das ações da Bandai Namco Studios Singapore.
O restante será adquirido depois que a operação da nova subsidiária estiver estabilizada. A partir daí, o estúdio passará a se chamar Nintendo Studios Singapore.








