A Apple está focando seus esforços em um modelo mais acessível do Apple Vision Pro, previsto para ser lançado no final de 2025.
Mesmo com uma redução em relação ao preço de US$ 3.499 da versão atual, o novo modelo ainda deve custar tanto quanto um iPhone premium.
Rumores indicam que o novo Apple Vision Pro de baixo custo pode ser vendido por cerca de US$ 1.600, valor comparável ao iPhone 15 Pro Max com 1 TB de armazenamento interno.
Esta estimativa sugere que, apesar da queda de preço em mais da metade do valor, o dispositivo ainda será um investimento muito caro.
Analistas como Ming-Chi Kuo revisaram suas projeções de vendas do Apple Vision Pro original, reduzindo a expectativa de 800.000-850.000 unidades anuais para 400.000-450.000 unidades, devido ao alto custo e à rápida perda de interesse por parte dos consumidores.
Os consumidores têm demonstrado tendência a devolver o Apple Vision Pro após poucas utilizações, indicando que o dispositivo ainda não oferece a mesma utilidade prática que um iPhone ou um Mac.
Esta resposta sugere que muitos veem o Vision Pro como um dispositivo de consumo de mídia glorificado, em vez de uma ferramenta para se usar no dia a dia.
A Apple tem a oportunidade de transformar essa visão do Apple Vision Pro ao expandir suas capacidades de produtividade.
Com melhorias esperadas no visionOS 2, o headset de realidade aumentada (AR) pode se tornar uma ferramenta valiosa, apesar de ainda continuar abaixo do nível de funcionalidade de um Mac. No entanto, esta estratégia pode canibalizar as vendas de outros produtos Apple, como Macs e iPads.
Para tornar o Apple Vision Pro mais acessível, a Apple deverá fazer alguns compromissos, como a redução do número de câmeras, ausência do recurso EyeSight, utilização de uma tela de menor qualidade e adoção de um chipset similar ao do iPhone em vez de um processador mais potente utilizado nos Macs.
Estas concessões podem desagradar alguns consumidores, que podem preferir investir em um dispositivo mais tradicional e versátil, como um iPhone de última geração ou um MacBook Air.
Apesar do esforço da Apple para lançar um modelo mais barato do Apple Vision Pro, o preço ainda será comparável ao de um iPhone premium ou um MacBook Air de especificação média.
Isso levanta a questão: os consumidores estarão dispostos a pagar um valor tão alto por um dispositivo que ainda luta para provar sua utilidade no dia a dia?