A recente onda de cortes na Amazon, que reduziu mais de 14 mil funcionários e encerrou o desenvolvimento de New World: Aeternum, também atingiu o jogo online de O Senhor dos Anéis.
Essa é a segunda vez que o MMO é cancelado dentro da Amazon Game Studios. A informação veio à tona após a desenvolvedora Ashleigh Amrine, que trabalhava como engenheira sênior de gameplay, confirmar em seu LinkedIn que o projeto foi interrompido.
"Hoje fui uma das pessoas afetadas pelas demissões na Amazon Games, junto com colegas incríveis de New World e do nosso jogo de O Senhor dos Anéis (vocês teriam adorado). É sempre difícil ver uma equipe tão talentosa passar por isso — tive a sorte de trabalhar com alguns dos desenvolvedores mais criativos e gentis que já conheci", escreveu Amrine.
Até o momento, a Amazon não fez um comunicado oficial sobre o cancelamento do jogo, que já havia sido encerrado anteriormente por causa de um impasse contratual com a Tencent. O projeto havia voltado à ativa em 2023, mas agora parece ter sido interrompido de forma definitiva.
O site Rock Paper Shotgun foi quem primeiro identificou o post de Amrine e reforçou que a decisão faz parte das mudanças internas que afetaram várias equipes da Amazon Games.
Além do comentário de Amrine, o chefe de áudio, Twitch e jogos da empresa, Steve Boom, falou sobre a situação e descreveu os cortes como "significativos".
Ele afirmou ainda que os MMOs (Massive Multiplayer Online games) deixaram de ser um foco de desenvolvimento interno da Amazon neste momento.
O MMO de O Senhor dos Anéis havia sido anunciado como um dos maiores projetos do estúdio e seria desenvolvido em uma nova versão do motor gráfico usado em New World.
Em 2024, o chefe da Amazon Game Studios, Christoph Hartmann, chegou a dizer que o jogo ainda estava em uma fase "inicial" de produção, o que fazia sentido, já que o desenvolvimento tinha sido retomado apenas um ano antes.
Por outro lado, esse estágio inicial também pode ter sido um dos motivos que levaram a Amazon a encerrar o projeto rapidamente, já que ainda não havia muita informação sobre quanto do trabalho da versão anterior poderia ser reaproveitado.
Há indícios de que o estúdio teria que recomeçar o jogo do zero. Até que a Amazon se pronuncie oficialmente, tudo indica que não veremos o MMO de O Senhor dos Anéis tão cedo, nem em eventos como o Summer Game Fest ou outras feiras de games.








