A Microsoft e a OpenAI estão planejando construir o maior supercomputador focado em IA do mundo, chamado Stargate, com um custo avaliado em 100 bilhões de dólares.
Este projeto representa um marco tecnológico, impulsionando os desenvolvimentos em IA. Estamos entrando em uma era onde a principal corrida será o poder de computação e as empresas lutando entre si para alcançar a superioridade neste segmento.
O suposto valor de Stargate é relatado em 100 bilhões de dólares, o que é realmente surpreendente. Com isso, a Microsoft e a OpenAI planejam implantar o sistema nos próximos seis anos, o que significa que o Stargate pode potencialmente estar operacional até 2028.
O projeto será dividido em fases, sendo o Stargate um sistema de fase 5. A ideia está atualmente em seus estágios de planejamento; especula-se que o data center também possa ser movido a energia nuclear, dado que um projeto de grande escala com vários gigawatts de consumo de energia não pode ser alimentado por métodos convencionais.
Detalhes como o equipamento e o hardware a bordo, junto com o local de implantação do Stargate, ainda não foram decididos.
Além disso, pode ser possível que o Stargate tenha vários data centers existindo em um único local em vez de apenas um, então é muito cedo para falar sobre o projeto.
No entanto, o ponto crítico a ser observado é que, com o tempo, esses data centers se tornarão mais comuns, pois este segmento específico desempenha um papel vital na progressão da IA.
E, como afirmado pelo próprio CEO da NVIDIA, os mercados poderiam se expandir para 2 trilhões de dólares nos próximos cinco anos.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, planeja arrecadar 7 trilhões de dólares para suas ambições em IA, o que pode se tornar viável, considerando o fato de que estamos apenas no início da era da IA, e avançar para o futuro exigirá uma infraestrutura robusta, que precisará de vastos recursos financeiros.