MediaTek anuncia Dimensity 9300+ com clock até 3,40 GHz e recursos de IA

Imagem de: MediaTek anuncia Dimensity 9300+ com clock até 3,40 GHz e recursos de IA

A MediaTek anunciou oficialmente o Dimensity 9300+, uma variante mais poderosa do seu SoC flagship de 2023, o Dimensity 9300. O novo chipset traz várias melhorias, que mostraremos a seguir.

O Dimensity 9300+ foi fabricado usando o processo de 4nm de terceira geração da TSMC. Este chipset foi projetado para operações de IA (Inteligência Artificial) exigentes no dispositivo.

Diferente do Dimensity 9300, o Dimensity 9300+ não possui núcleos de eficiência. Seu Cortex-X4 opera a uma frequência um pouco mais alta de 3,40 GHz, em comparação com os 3,25 GHz do lançamento anterior da MediaTek.

Os sete núcleos restantes Cortex-A720 operam em frequências variadas. O Dimensity 9300+ também possui um cache L3 + SLC de 18 MB.

A MediaTek afirma que trabalhou com a TSMC e aproveitou o processo de 4nm de terceira geração desta última para produzir em massa o novo silício.

Isso permitiu à MediaTek desenvolver uma versão mais poderosa que oferece um desempenho mais alto, mantendo a mesma eficiência energética.

MediaTek Dimensity 9300+

Recursos de IA

O Dimensity 9300+ também apresenta um processamento de IA aprimorado em relação à versão anterior, graças à nova tecnologia NeuroPilot Speculative Decode Acceleration da MediaTek, presente no mais recente motor de IA gerativo da empresa.

O poderoso motor de IA APU 790 permite que o novo chipset suporte Modelos de Linguagem Grande (LLMs) com 1B, 7B e 13B de parâmetros, com escalabilidade de até 33B.

Com o NeuroPilot Speculative Decode Acceleration ativado, o Dimensity 9300+ pode executar LLMs com sete bilhões de parâmetros a 22 tokens por segundo, tornando-o duas vezes mais rápido em comparação com as soluções atuais.

GPU e armazenamento

Em relação aos recursos para gráficos, o Dimensity 9300+ possui uma GPU ARM Immortalis-G720 de 12 núcleos que implementa um motor de ray tracing acelerado por hardware de segunda geração.

Isso pode fornecer visuais aprimorados enquanto mantém um sólido 60 FPS. A MediaTek também afirma que seu SoC flagship pode rodar jogos online a 90 FPS em HDR enquanto opera com 20% mais eficiência.

Quanto ao armazenamento, o Dimensity 9300+ é compatível com o padrão UFS 4.01. Para a memória, ele pode suportar até o padrão LPDDR5T com uma largura de banda máxima de 9.600 Mbps.

Conectividade

Há também melhorias de eficiência adicionadas à conectividade de rede, com o novo Sistema de Observação de Rede (NOS) do HyperEngine da MediaTek melhorando os aspectos de Wi-Fi e celular.

Isso permite economizar até 10% de energia e até 25% de dados da rede. O modem 5G integrado pode atingir uma taxa de transferência máxima de 7 Gbps, apesar de ser mais lento que o mais recente Snapdragon X70 da Qualcomm.

Processador de sinal de imagem

O Processador de Sinal de Imagem (ISP), ou Imagiq 990, também recebe melhorias. Ele suporta processamento RAW de 18 bits, permitindo que os usuários tirem fotos e vídeos melhores em ambientes com pouca luz.

No geral, o chipset MediaTek Dimensity 9300+ trouxe melhorias notáveis em relação ao seu antecessor. Com seu desempenho aprimorado, capacidades de IA e eficiência energética, este chipset está pronto para alimentar a próxima geração de smartphones e dispositivos.

A Vivo já anunciou que seus telefones X100s e X100s Pro serão equipados com o Dimensity 9300+, o que significa que os parceiros da MediaTek estão confiantes de que o novo SoC irá satisfazer as necessidades de seus novos carros-chefe.