Este ano deve marcar a última vez em que chips topo de linha feitos em 3 nanômetros chegam ao mercado. A expectativa é que Apple, Qualcomm e MediaTek passem a usar o processo de 2 nanômetros da TSMC, empresa taiwanesa responsável pela fabricação.
Informações recentes apontam que a TSMC já iniciou a produção em massa e também está investindo em três novas fábricas para ampliar a capacidade e atender à procura.
Relatos anteriores indicam que a Apple garantiu mais da metade da capacidade inicial do processo de 2 nanômetros da TSMC. Mesmo assim, um novo rumor aponta que MediaTek e Qualcomm pretendem anunciar seus sistemas em chip no mesmo mês que a concorrente.
A explicação estaria no ciclo de produção do novo processo, que seria mais longo que o de 3 nanômetros. Com isso, a etapa final de cada chip pode ser concluída mais cedo, abrindo espaço para anúncios próximos.
- Leia também: Previsão aponta chips de 0,2nm e nova era dos semicondutores até 2040 com Samsung liderando a corrida
De acordo com o rumor, os chips Apple A20 e A20 Pro, além dos Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro, Snapdragon 8 Elite Gen 6 e do MediaTek Dimensity 9600, podem ser apresentados em setembro.
Havia comentários de que Qualcomm e MediaTek poderiam usar a versão melhorada do processo de 2 nanômetros, chamada N2P, em vez do N2, buscando vantagem técnica.
Segundo o site Smart Chip Insider, as três empresas devem usar o mesmo processo de fabricação e divulgar seus novos chips no mesmo período.
Os chips A20 e A20 Pro são esperados para a linha iPhone 18 e para o iPhone Fold, previstos para o próximo ano. Já a Qualcomm deve apresentar duas versões do Snapdragon 8 Elite Gen 6, diferenciadas pelo nome Pro.
No caso da MediaTek, a informação indica o anúncio de apenas um Dimensity 9600, já que a empresa ainda avalia se adota uma estratégia com dois chips, como fazem Apple e Qualcomm.
A MediaTek aparece em posição inicial favorável porque informou, no começo do ano, que concluiu com sucesso o tape-out de seu primeiro chip de 2 nanômetros, com lançamento planejado para 2026.
Com a finalização dos projetos ocorrendo mais cedo, o ciclo de produção do processo de 2 nanômetros da TSMC tende a ser mais longo que o de 3 nanômetros.
Esse cenário permite que as três empresas mostrem suas tecnologias quase ao mesmo tempo. Isso indica que celulares topo de linha com chips da Qualcomm e da MediaTek devem chegar ao mercado em datas próximas.
- Leia também: Óculos inteligentes da Apple podem usar chip do Apple Watch para resolver problema de bateria
A Apple costuma adotar um cronograma mais rígido para seus produtos, e a linha iPhone 18 pode entrar em pré-venda cerca de uma semana após o anúncio.
Caso todos os chips sejam apresentados em setembro, nenhum deles sai na frente, o que aumenta a importância de ajustes finos em desempenho e consumo de energia.








