Marathon da Bungie não terá preço cheio e pode sair por menos de R$ 200

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A Bungie, estúdio famoso por criar jogos como Halo e Destiny, mostrou no fim de semana o primeiro gameplay de Marathon, seu novo jogo de tiro em equipe no estilo "extraction shooter".

Além de liberar um trailer e a data de lançamento, a empresa também deu uma dica importante sobre o preço: ele não vai ser "preço cheio".

Desde que Marathon foi anunciado, já estava claro que ele não seria gratuito para jogar (conhecido como "free-to-play"). Mas a dúvida sempre ficou no ar, quanto será que vai custar esse jogo?

Depois do evento, vários sites que testaram o jogo presencialmente soltaram suas primeiras impressões. Um deles foi o GameSpot, que conversou direto com o pessoal da Bungie.

De acordo com a matéria deles, a Bungie confirmou que Marathon será um "lançamento premium". Ou seja, será pago.

Porém, também afirmaram que ele não terá o preço cheio, como acontece com muitos jogos grandes que saem por volta de 70 dólares lá fora, o que aqui no Brasil costuma passar dos R$ 300.

Ou seja: a Bungie confirmou que Marathon vai ser vendido, mas não no preço dos jogos mais caros do mercado.

A aposta mais forte no momento é que Marathon vai sair por cerca de 40 dólares, que é o mesmo valor que o jogo Concord custou.

Isso daria algo em torno de R$ 200 no Brasil, dependendo da cotação do dólar e dos impostos. Mas ainda existe a chance de ser até mais barato.

Isso porque a Sony — que está por trás do lançamento de Marathon — pode estar repensando sua estratégia, principalmente depois do fracasso de Concord.

Aquele jogo não teve uma boa recepção, e muita gente acredita que o preço alto foi uma das causas do problema. Apesar de algumas comparações, Marathon tem um caminho bem diferente de Concord.

Primeiro, porque a Bungie é um estúdio muito respeitado e já tem uma base de fãs muito forte. Muita gente vai comprar o jogo só porque confia na qualidade da empresa.

Além disso, Marathon não é uma franquia completamente nova. Ele já existia nos anos 90, e tem uma galera nostálgica que ficou animada com esse “reboot”. Ou seja, o interesse já é maior só por esse fator.

Por outro lado, Concord foi criado por um estúdio com pouca experiência e era uma marca nova. Isso fez com que o público não se sentisse tão atraído.

Mesmo que o jogo seja bom — e tudo indica que está bem polido — o valor de entrada pode fazer muita diferença. Em um mercado tão competitivo como o dos jogos online, principalmente os de tiro, o preço pode afastar muita gente logo de cara.

Por isso, seria inteligente da Sony colocar um valor mais acessível, ainda mais considerando o que aconteceu com o jogo anterior. No fim das contas, ainda não existe uma confirmação oficial do preço de Marathon.

Mas com tudo que foi dito até agora, o cenário mais provável é que ele custe bem menos que os jogos AAA tradicionais, o que já é uma boa notícia pra quem quer experimentar algo novo sem gastar tanto.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.