TecFoco / Jogos / Bungie adia Marathon para focar em gráficos, história e jogabilidade

Bungie adia Marathon para focar em gráficos, história e jogabilidade

Imagem de: Bungie adia Marathon para focar em gráficos, história e jogabilidade

A Bungie anunciou oficialmente que o lançamento do seu novo jogo de tiro, Marathon, foi adiado. A data original, marcada para 23 de setembro de 2025, foi cancelada e, por enquanto, não há uma nova definida.

Segundo o próprio estúdio, uma atualização com mais detalhes será divulgada ainda neste outono (entre setembro e dezembro no hemisfério norte), trazendo novidades sobre o andamento da produção e uma nova previsão de lançamento.

Essa notícia veio por meio de um comunicado publicado no blog oficial da Bungie. Foi a comunicação mais direta feita pela equipe de desenvolvimento desde a polêmica envolvendo o uso indevido de imagens da artista Antireal por um ex-membro da equipe de arte do projeto.

Na época, a comunidade ficou insatisfeita com a falta de posicionamento, e esse episódio acabou aumentando a pressão sobre a empresa.

No novo comunicado, a Bungie agradeceu o apoio e a paciência dos fãs desde o primeiro anúncio do jogo e dos testes Alpha, reconhecendo que os jogadores deram um retorno valioso.

A empresa afirma que ouviu atentamente cada comentário e conversa nas redes sociais e no Discord. Com base nisso, concluiu que precisa de mais tempo para fazer de Marathon um jogo que realmente atenda às expectativas e desejos da comunidade.

A decisão de adiar o lançamento não foi fácil, mas, segundo o estúdio, necessária para garantir a qualidade da experiência que está sendo prometida. A Bungie explicou que o tempo adicional será usado para refinar várias partes importantes do jogo.

Um dos principais focos é tornar a jogabilidade mais intensa e desafiadora, elevando o nível das batalhas e criando situações mais envolventes com a inteligência artificial dos inimigos.

Também querem que as recompensas dentro do jogo façam mais sentido para quem joga, oferecendo itens mais interessantes e eventos que mudem de forma dinâmica.

O combate também está passando por uma reformulação para que as partidas sejam mais estratégicas, exigindo pensamento rápido, coordenação e não apenas reflexos rápidos.

Além das melhorias técnicas e de jogabilidade, o estúdio está aprofundando ainda mais o universo de Marathon.

Isso envolve criar um visual mais refinado e realista, além de dar mais destaque à narrativa e à ambientação do jogo, com elementos que ajudem o jogador a se sentir parte daquele mundo.

O clima será mais sombrio, seguindo o estilo da trilogia original, algo que muitos fãs antigos da franquia vinham pedindo. Outro ponto que a Bungie está ajustando é a experiência para quem joga sozinho ou em dupla.

Em muitos jogos atuais, o foco está em grupos grandes, o que pode afastar quem prefere jogar em um ritmo mais individual. A proposta é tornar Marathon acessível e divertido também para esse público.

Além disso, o estúdio está desenvolvendo um sistema de chat por proximidade, que vai permitir que jogadores se comuniquem por voz com outros personagens que estejam próximos dentro do jogo, o que aumenta a imersão e cria situações mais espontâneas e realistas durante as partidas.

Marathon

O adiamento pode parecer uma má notícia, mas já era esperado por muitos. Rumores sobre o cancelamento de campanhas de divulgação e os problemas com os direitos autorais das artes usadas anteriormente davam indícios de que algo mais sério estava acontecendo nos bastidores.

Refazer partes visuais do jogo para que fiquem 100% originais e livres de qualquer polêmica é um processo que exige tempo, criatividade e cuidado, o que reforça a decisão de não apressar o lançamento.

A Bungie disse que os jogadores serão atualizados ainda este ano, com um novo comunicado que trará o progresso do desenvolvimento e, finalmente, a nova data de lançamento.

A empresa reforçou que o apoio da comunidade é fundamental para construir um jogo realmente marcante. A ideia é transformar Marathon em algo memorável, digno do legado que a franquia já carrega.