O projeto Linux Mint anunciou o lançamento da última versão 20.3 "Una" que traz melhorias no software e muitos novos recursos para melhorar a experiências em desktop.
O Linux Mint 20.3 é uma versão do Linux baseada no Ubuntu 20.04 LTS com suporte de longo prazo, previsto para durar até 2025. Confira abaixo os detalhes da última atualização.
Este sistema operacional está disponível para download nas versões Cinnamon, MATE e XFCE, todas com interface semelhante ao Windows e GTK.
Novos recursos
Na vesão 20.3, o reprodutor Hypnotix IPTV do Linux Mint foi aprimorado com suporte ao "Modo escuro" e um novo conjunto de sinalizadores.
O player IPTV também recebeu uma nova função de pesquisa que permite encontrar facilmente canais de TV, filmes e séries, além de também oferecer suporte à API Xtream.
Esta atualização também trouxe um novo Xapp chamado Thingy, um gerenciador de documentos, que oferece acesso rápido aos seus documentos favoritos e abertos recentemente e mantém o controle do seu progresso de leitura.
Além disso, o aplicativo Sticky Notes agora tem uma função de pesquisa e a aparência das notas foi melhorada incorporando o título dentro da nota.
Por fim, Há também um novo controle no aplicativo que foi adicionado à barra de ferramentas de notas para controlar o tamanho do texto.
O Linux Mint 20.3 também apresenta uma aparência atualizada com botões maiores da barra de título, cantos arredondados das janelas, um tema mais limpo e suporte para o modo escuro.
A zona de flutuação em torno dos ícones também foi ampliada para facilitar o pressionamento dos botões. Além disso, o ícone de maximizar é mais intuitivo do que antes.
A principal melhoria em todas as edições do Mint 20.3 é o novo tema "Mint-Y", onde acentos e cores de recursos foram removidos em alguns dos widgets e a cor base foi alterada para um tom de cinza mais brilhante.
Os acentos foram mantidos em pequenos widgets como controles deslizantes, caixas de seleção, rádios e o botão "Fechar" continua com sua cor de destaque, enquanto o resto do tema parece mais limpo do que antes.
O Linux Mint 20.3 oferece suporte total ao modo escuro e tira vantagem disso para dar aos aplicativos de terminal e multimídia uma aparência distinta.
Os aplicativos fornecidos no modo escuro por padrão são Celluloid, Hypnotix, Xviewer, Pix e Gnome Terminal.
Além disso, a versão original do tema Mint-Y foi renomeada como "Mint-Y-Legacy" e disponibilizada nos repositórios.
Aqueles que preferem o estilo mais antigo da área de trabalho podem voltar à versão original habilitando o tema Mint-Y-Legacy.
Para restaurar o tema anterior, basta instalar o pacote "mint-themes-legacy" e alterar o tema para o Legacy 1.
O Cinnamon 5.2 também recebeu um miniaplicativo de calendário com sincronização online, que apresenta eventos de vários calendários, incluindo o Google Calendar e o aplicativo GNOME Calendar que acompanha o Mint.
O gerenciador de arquivos Nemo possui um novo recurso que oferece a opção de renomear ao copiar um arquivo, o que possibilita que os arquivos sejam renomeados automaticamente.
Para saber mais sobre o Linux Mint 20.3 e todos os seus novos recursos e funções, você pode acessar a postagem de lançamento oficial.