A Apple está trabalhando em vários protótipos de iPhones com telas dobráveis, mas enfrenta dificuldades para superar os desafios de design e custo, segundo o The Information.
Os iPhones dobráveis estão em fase inicial de desenvolvimento e não devem chegar ao mercado antes de 2025 ou 2026, de acordo com o site, que cita uma fonte com conhecimento direto da situação.
Os dois principais problemas que impedem a Apple de lançar um iPhone dobrável são encontrar uma forma de criar uma dobradiça resistente e evitar que a tela fique marcada quando o aparelho é totalmente aberto.
Neste momento, dois ou mais protótipos estão sendo testados, mas os detalhes sobre o formato e o tamanho deles não foram revelados, com uma fonte anônima afirmando que o lançamento não está previsto para 2024 ou 2025, como havíamos informado anteriormente.
Mesmo com os protótipos em estágio inicial, a Apple já teria conversado com pelo menos um fabricante de componentes sobre a possibilidade de fazer parte da cadeia de fornecimento.
O nome dessa empresa não foi mencionado, mas relatórios anteriores indicaram que a Samsung e a LG teriam enviado amostras de telas dobráveis para a Apple.
No entanto, se a empresa da Califórnia não ficar satisfeita com a durabilidade ou outros problemas persistirem, ela pode cancelar o desenvolvimento completamente.
Também há uma questão de preço, pois a empresa pode achar que os consumidores não se sentiriam atraídos por um iPhone dobrável se ele tiver um valor muito alto, podendo optar por um modelo convencional.
Os resultados financeiros recentes da Apple mostram que a empresa não tem muita pressa para entrar no segmento de smartphones dobráveis, mas ela eventualmente terá que avançar com um lançamento, já que seus concorrentes estão trazendo versões mais acessíveis que podem tirar participação de mercado da rival.
Além dos iPhones dobráveis, a Apple também estaria explorando a possibilidade de fazer iPads dobráveis, mas esses só seriam lançados depois dos modelos de iPad Pro com tela OLED, previstos para este ano.
No entanto, os mesmos problemas mencionados acima se aplicariam aos tablets da empresa, então a principal preocupação é resolver essas questões e depois partir para a produção em massa.
A Apple não é a única empresa interessada em criar dispositivos dobráveis. Empresas como Samsung, Motorola, Huawei e Xiaomi já lançaram ou anunciaram modelos com essa característica, buscando oferecer uma experiência diferenciada aos usuários.
No entanto, os smartphones dobráveis ainda representam uma parcela pequena do mercado e dependem da capacidade de adaptação dos aplicativos.
Portanto, para que o iPhone dobrável consiga atrair os usuários, dependerá de como a Apple vai divulgar o iPhone dobrável e como ela vai moldar o iOS para funcionar com uma tela maior.