A próxima atualização do iOS irá emitir avisos para menores de idade quando eles tentarem abrir ou enviar mensagens em aplicativos de mensagens com fotos íntimas.
O recurso estará disponível para iPhones e era muito solicitado por ativistas da segurança infantil dos Estados Unidos.
A Apple havia anunciado este recurso no início do segundo semestre deste ano, mas a empresa decidiu fazer alguns ajustes antes de implementar as funcionalidades.
Um desses ajustes realizado foi permitir que apenas os usuários do iPhone com iOS 15.2 menores de idade recebessem as notificações, sem avisar seus país.
Alguns ativistas receberam a mudança positivamente avaliando a preocupação da empresa com a privacidade dos jovens, enquanto outros disseram que o perigo para os jovens permanece.
De acordo com um relatório publicado em novembro pela Thorn, uma organização sem fins lucrativos, 14% das crianças que possuíam entre 9 e 12 anos enviaram fotos sensíveis no ano passado.
A organização ainda afirma que em 2020, 21% das crianças dessa idade consideravam normal o envio desses materiais, em 2019, 13% dos respondentes aderiam a essa opinião.
De acordo com a Apple, os avisos darão às crianças a chance de mudar de ideia para que elas não tomem decisões precipitadas que podem ter consequências graves.
O novo recurso de segurança no iOS 15.2 estará disponível por meio da configuração Family Sharing que os pais poderão usar para proteger seus filhos.
Depois de ativado, um algoritmo baseado em AI irá detectar conteúdo íntimo para os jovens em aplicativos de Mensagens e irá exibir um aviso com a imagem borrada até que o usuário tente abri-la explicitamente.
Além do aviso, o sistema solicitará que o jovem usuário entre em contato com uma pessoa de confiança se essas imagens forem enviadas sob pressão.
A Apple enfatiza que não tem acesso a esse conteúdo devido à criptografia de ponta a ponta das mensagens. Essa proteção também estará disponível nas próximas atualizações do iPadOS e do macOS.
O iOS 15.2 já está disponível na versão beta para usuários testadores e inclui vários novos recursos privacidade, incluindo um identificador de rastreadores AirTag que podem ser usados para espionar o aparelho.
Quando um rastreador for encontrado, o sistema mostrará as informações do usuário e oferecerá a opção de desativá-lo para pausar o rastreamento.
Via: Giz China