Intel Core Ultra 200 e Ryzen 9000 têm taxas de falha semelhante, aponta estudo

Imagem de: Intel Core Ultra 200 e Ryzen 9000 têm taxas de falha semelhante, aponta estudo

Um levantamento feito pela Puget Systems indica que os processadores mais recentes da AMD e da Intel têm níveis de falha muito próximos.

De acordo com os dados divulgados, as duas marcas mostram praticamente o mesmo índice de problemas nos últimos 12 meses.

A análise considera máquinas montadas pela própria Puget Systems e também computadores de clientes atendidos pela empresa.

Os números não representam todo o mercado de hardware para PC, mas servem como base para entender o comportamento desses modelos dentro do universo acompanhado pela companhia.

Segundo o relatório, a linha AMD Ryzen 9000 registrou taxa de falha de 2,52% no período analisado. Já a série Intel Core Ultra 200 apresentou índice de 2,49%.

Na prática, os dois resultados são muito parecidos, indicando nível semelhante de confiabilidade entre as plataformas mais atuais das duas fabricantes.

Entre os modelos da Intel, o Core Ultra 7 265K aparece com o menor índice de falhas, marcando 0,77%. A Puget Systems não informou se esse também é o modelo mais vendido da linha Core Ultra 200.

Ainda assim, há registros de que o 265K tem volume de vendas superior aos demais processadores Arrow Lake. Nos últimos meses, muitos relatos na internet citaram falhas em chips Ryzen X3D, principalmente no Ryzen 9800X3D.

Outros modelos X3D e até versões sem essa tecnologia também apareceram em casos de processadores que deixaram de funcionar.

Mesmo com essa repercussão, os dados da Puget Systems mostram que os Ryzen 9000 sem tecnologia X3D tiveram taxa de falha maior do que os modelos com X3D.

Os chips Ryzen X3D registraram índice de 1,51% em 2025, sendo que a maior parte dos casos veio de máquinas montadas pela própria empresa.

Um possível motivo para o grande número de relatos envolvendo modelos X3D é o alto volume de vendas, o que aumenta a quantidade de registros públicos quando surge algum problema.

Também há aumento recente nos casos de falhas envolvendo modelos Ryzen 9000 sem X3D. Apenas no último mês, foram relatados pelo menos quatro casos de Ryzen 5 9600X que pararam de funcionar.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.